UpFlux

O que é Process Mining?

O que é Process Mining?


Process Mining, ou mineração de processos, é uma técnica relativamente nova, que tem como principal objetivo descobrir, monitorar e melhorar processos reais, extraindo conhecimento de log de eventos disponíveis nos softwares empresariais.

O Process Mining oferece insights e ações as organizações relacionando aprendizagem de máquina e mineração de dados, o que garante muito mais confiabilidade à tomada de decisões para implementar processos novos e mais eficientes.

Os pilares do Process Mining

Descoberta

A partir das informações extraídas diretamente do sistema da empresa são criados os modelo de processos reais (AS IS) de forma automatica.

Conformidade

São comparados os processos reais com modelos previamente definidos, com a finalidade de identificar e diagnosticar ineficiências e problemas no processo.

Melhoria

Baseado no que acontece na prática, os insights obtidos são transformado em soluções afim de promover a melhoria contínua do processo.

Qual a diferença entre BI e Process Mining?

A principal diferença entre BI e Process Mining está no nível de análise e resultados que eles produzem, gerando diferentes tipos de insights.

O BI tem como objetivo apontar o que há problemas em um processo, já Process Mining evidencia a causa raiz de ineficiências e os ofensores de tempo e custos.

Em outras palavras, ele faz um ótimo trabalho ao dizer qual é o problema, mas não para apontar a causa raiz e onde houve uma mudança do processo.

Enquanto isso, a transparência que Process Mining traz para processos inteiros responde questões ainda mais importantes, como o por que está acontecendo, revelando gargalos, retrabalhos e desvios.

Como aplicar Process Mining?

Aplicar Process Mining é fácil e prático. O ponto de partida é transformar os dados de eventos armazenados nos sistemas de informação da empresa (como ERP, CRM e BPMS) em um registro de eventos para trazer insights sobre as operações de negócios.

Em seguida, é criado visualizações automática do processo de ponta a ponta, gerando informações precisas e criteriosas sobre as melhorias necessárias de acordo com o que está acontecendo no processo.

Quais os benefícios de aplicar Process Mining?

Entre os principais benefícios que o Process Mining oferece, podemos citar:

Processos mais eficientes: A empresa se torna muito assertiva na tomada de decisão, permitindo agir diretamente na causa raiz dos problemas, uma vez que possuem informações precisas de como ocorrem na prática;

Melhoria contínua dos processos: Permite a análise dos processos de forma completa e precisa, identificando a causa raiz de cada problema e transformar insights em soluções.

Redução de custos operacionais: Identifique e elimine desvios, gargalos e processos ineficientes que devem ser analisados ou automatizados;

Visão de futuro: ao investir em sua infraestrutura tecnológica, a empresa consegue correlacionar os dados e ter maior previsibilidade.

Qual a relação entre Process Mining e Indústria 4.0?

Segundo o Gartner, Process Mining pode ser fator decisivo para uma transformação digital bem-sucedida das organizações.

Isso porque os dados coletados dos dados de sistemas de informação atua como suporte aos processos de negócios viabilizando o monitoramento dos processos de negócios regularmente e, em seguida, modificar os ambientes seus negócios com mais excelência.

Esse fato fica ainda mais evidente com pesquisa da CNI, onde aponta que hoje, a Indústria 4.0 atinge 1,6% das indústrias, e  em uma década chegará a 21,8%.

O que é um processo?

Um processo é uma série de atividades ou tarefas em sequência com o objetivo de chegar a um resultado final que, na maioria das vezes, possuem um inicio e fim.

O objetivo de um processo é definir um fluxo de atividade recorrente para que uma tarefa seja concluída da maneira mais eficaz.

Alguns exemplos de processos de negócios são: processo de compras (P2P), atendimento ao cliente, jornada do paciente, ordem de pagamento (O2C), etc.

O que é log de eventos?

Um log de eventos é definido por um conjunto de eventos que ocorreram para a execução de um processo.

Cada evento se trata de uma atividade específica que ocorreu em um determinado momento do processo e pode ser atribuída a um caso único, isto é, uma instância de processo.

Aplicações do Process Mining

Indústrias

Identificar gargalos nos fluxos produtivos e logísticos da sua organização, otimizando a eficiência operacional e reduzindo o lead time, aumentando a satisfação dos clientes.

Hospitais e Clínicas

Monitorar a jornada do paciente e a eficiência das Linhas de Cuidado e Protocolos estabelecidos, aumentando a experiência do paciente e reduzindo variabilidades.

Operadoras de Planos de Saúde

Descobrir padrões de não conformidades nas contas médicas, definindo regras de liberação automática, permitindo que auditores trabalhem em casos onde realmente é necessário.

Instituições financeiras

Acelerar os processos de abertura de contas, liberação de crédito, gestão de suprimentos e aumentar a produtividade em centrais de serviços compartilhados.

Laboratórios

Atuar na redução do tempo total de entrega de diagnósticos otimizando a utilização da capacidade instalada, identificando pontos de melhoria no processo desde o recebimento da amostra até a passagem médica.

Centros Oncológicos

Atuar na redução do tempo total de entrega de diagnósticos otimizando a utilização da capacidade instalada, identificando pontos de melhoria no processo desde o recebimento da amostra até a passagem médica.

UpFlux: O primeiro software de Process Mining do Brasil

Quer saber mais sobre como a UpFlux Process Mining pode ajudar o seu negócio a simplificar a analise dos seus processos? Então fale com um de nossos especialistas para conhecer melhor o que podemos oferecer.

Sair da versão mobile