Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

4 maneiras de melhorar o giro de leitos com tecnologia

empty hospital room with nobody in it having a single bed scaled 1
Natalia Hoerlle
Selecione o tópico

A falta de leitos hospitalares é uma forte realidade no Brasil. Com frequência os jornais mostram corredores cheios de pessoas à espera de um leito e de um atendimento adequado.

Essa falta diz muito sobre a eficiência da gestão hospitalar. No entanto, aos poucos, com o auxílio da tecnologia, os hospitais têm mudado essa realidade. Por isso, o índice de giro de leitos hospitalares é, sem dúvidas, um dos mais essenciais no dia a dia dos hospitais.

New call-to-action

Ter uma boa taxa de giro de leitos significa ganhar produtividade e eficiência no tratamento aos pacientes, fazendo com que eles tenham um tempo de permanência adequado e melhorem sua experiência com a instituição.  

Nas próximas linhas desse artigo vamos falar sobre como você pode contar com a tecnologia para melhorar esse cenário no seu dia a dia de trabalho, garantindo um atendimento mais adequado aos pacientes e otimizando o trabalho para os profissionais de saúde. Para isso, listamos os quatro melhores caminhos a seguir. Acompanhe! 

Desafios no giro de leitos 

Os problemas relacionados ao giro de leitos de muitas organizações de saúde podem estar diretamente ligados à falta de controle sobre os recursos, falha na comunicação dentro da organização e ao entendimento incorreto sobre os processos necessários para que o fluxo de atendimento seja seguido da maneira correta.  

Isso acontece de forma recorrente porque os profissionais, muitas vezes, não estão acostumados a trabalhar de maneira coordenada, e são guiados por processos fragmentados. Isso torna ainda mais complexo o entendimento da equipe sobre a jornada do paciente, não permitindo que o profissional analise oportunidades de alta ou outros aspectos que possam melhorar o giro de leitos.  

Isso prejudica a gestão de leitos, trazendo consequências. A ineficiência na gestão de leitos  torna ruim a experiência do paciente, implica em desperdícios para o sistema de saúde, além de aumentar à exposição do paciente ao risco de contrair uma infecção hospitalar.

  • Permite que os pacientes excedam o seu tempo de permanência;  
  • Gera uma experiência negativa sobre o atendimento;  
  • Impacta diretamente no uso de tempo, recursos humanos e medicamentos, por exemplo;  
  • Impacta no cuidado ao paciente, já que o tempo prolongado de permanência pode causar algum tipo de infecção hospitalar, segundo a ANS

De forma resumida, entender de ponta a ponta a jornada do paciente dentro da instituição é uma necessidade não só para que o giro de leitos seja feito da forma correta, mas para que também o desfecho do cuidado ao paciente seja o melhor possível.  

Como calcular o giro de leito hospitalar?

O cálculo da rotatividade dentro de um hospital pode ser feito por meio de uma fórmula simples. Basicamente, o índice de rotatividade de leitos se refere à relação entre o número de pacientes que saíram da unidade de saúde, por altas ou óbitos, e o número de leitos disponíveis no mesmo período.
Assim, o cálculo desse índice pode ser feito da seguinte maneira: calcule o número de pacientes que saíram da instituição em um determinado período de tempo, dividindo pelo número de leitos disponíveis no mesmo período.

Fórmula:
Nº de pacientes que saíram em determinado período
—————————————————
Nº de leitos no mesmo período

New call-to-action

Como a tecnologia pode ser aplicada para a gestão de leitos?  

A necessidade de automatizar processos e tornar a jornada mais produtiva é uma realidade dentro das instituições e impacta diretamente no giro de leitos. A tecnologia, nesse contexto, colabora com a otimização dos fluxos hospitalares, descobrindo, monitorando e otimizando processos a partir da extração de informações disponíveis em softwares como CRMs, ERPs ou prontuários eletrônicos, por exemplo. Isso se aplica a diferentes processos dentro das instituições de saúde.

A descoberta da jornada do paciente feita por process mining através da extração dos dados contidos no ERP, permite identificar gargalos e desvios de tempo e custos.  Essa análise associada à emissão de alertas de não conformidades praticamente em tempo real, torna o processo mais eficiente e permite que o paciente receba sua alta no momento certo.

4 formas de usar tecnologia para gestão de leitos

Como falamos anteriormente, a solução de mineração de processos atua na descoberta, mapeamento e otimização de qualquer processo dentro das instituições de saúde. Para colaborar com a otimização do giro de leitos, essa solução pode ser aplicada em diferentes contextos. Tais como:

  1. Para reduzir o tempo de setup de sala e intervalo de substituição 

O tempo de limpeza e organização das salas, principalmente em centros cirúrgicos, determinam o intervalo de substituição entre um atendimento e outro. O tempo de setup de sala impacta diretamente no giro de leitos pois, se esse trabalho é feito corretamente, é capaz de reduzir custos operacionais, atrasos entre os procedimentos, garantir maior segurança ao paciente, reduzindo o risco de infecções.  

O tempo de setup bem executado determina a agilidade de todas as cirurgias do dia. Com os tempos corretos de entrada e saída de pacientes, seja em leitos normais ou cirúrgicos, o giro de leitos só tem a melhorar. 

A ferramenta de mineração de processos ajuda a controlar os tempos de entrada e saída dos pacientes, bem como verificar a conformidade de materiais, medicamentos e outros insumos necessários para iniciar um procedimento da maneira correta, evitando intercorrências que podem atrasar esse processo.  

giro de leitos 1
  1. Para reduzir o tempo de permanência hospitalar 

O alto tempo de permanência hospitalar, além de ser um grave problema de gestão, pode causar danos à saúde do paciente, porque quanto maior o tempo de permanência de um paciente dentro do hospital, maiores as chances de um quadro de infecção hospitalar.   

Quando o tempo de permanência do paciente aumenta, pode significar que há grande variabilidade no tratamento, ou que alguns processos não estão sendo executados da maneira correta. Em ambos os casos a solução de mineração de processos pode ser uma alternativa.  

Com ajuda da tecnologia, os hospitais conseguem monitorar a jornada do paciente, entendendo passo a passo sua trajetória e compreendendo as variabilidades do seu tratamento. Da mesma maneira, avaliando ponta a ponta o fluxo do paciente, a instituição consegue averiguar quais processos estão com falhas que podem prejudicar no tempo de alta do usuário do sistema, agindo em tempo real para reduzir esse período.  

New call-to-action

Com uma solução inteligente de mineração de processos os hospitais conseguem integrar a plataforma com a SIGTAP, DRG ou Autorização do Convênio para reduzir o tempo de permanência dos pacientes; monitorar a adesão aos protocolos para identificar oportunidades e desvios; padronizar processos e a gestão de custos, prever produção e receita; identificar variabilidades; e, claro, melhorar a taxa de ocupação de leitos, garantindo a utilização da capacidade instalada.

Falamos sobre esse tema em vídeo com 8 estratégicas para reduzir o tempo de permanência nos hospitais. Assista abaixo!

  1. Para otimizar a taxa de ocupação 

Para aumentar a produtividade do seu Centro Cirúrgico é necessário otimizar o giro de leitos, para que assim exista vazão às cirurgias que estão pendentes de agendamento.

Ao mesmo tempo, um número de ocupação muito baixo significa que unidades podem estar sendo mal aproveitadas e gerando um gasto desnecessário, o que também é um problema para o gestor hospitalar. Com a ajuda da mineração de processos esses cenários podem ser mapeados e entendidos para que sejam organizados e otimizados.  

  1. Para revelar desvios na jornada do paciente

A jornada do paciente dentro de uma instituição de saúde ocorre desde a retirada da senha até sua alta. Nesse meio tempo muitas etapas acontecem e precisam ser monitoradas para que nenhum desvio aconteça e o tratamento do paciente ocorra com eficiência.  

Para que essa jornada tenha êxito, estabelecer processos e monitorá-los com auxílio da mineração de processos é a melhor maneira de solucionar desvios e gargalos. Como citamos anteriormente, a solução de mineração de processos atua de forma ativa na monitoração de todas as etapas da jornada, emitindo alertas sobre a conformidade dos processos durante esse fluxo.  

De forma resumida, a solução de mineração de processos possui diversas formas de uso de uma instituição de saúde, permitindo não só a melhoria diretamente do giro de leitos, mas também de outros processos necessários para o bom funcionamento do sistema de saúde, que impactam diretamente nesse indicador hospitalar.

O dia a dia de quem trabalha no sistema de saúde é único, complexo e complemente interligado. Dar o primeiro passo na otimização dos seus processos, independentemente de qual setor eles aconteçam, será o pontapé inicial para uma gestão marcada pela eficiência operacional. Fale agora com um especialista da UpFlux e saiba como podemos ajudar você.

New call-to-action
Natalia Hoerlle
Escrito por:
Natalia Hoerlle
Escritora e Product Owner UpFlux. Enfermeira, Pós Graduada em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS e MBA Data Science and Analytics pela USP.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail