UpFlux Process Mining: O Waze dos processos da saúde

O Waze é um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo que utiliza mapas e sistema de navegação via GPS. A sua proposta de valor é identificar o melhor percurso para se chegar ao destino mais rapidamente, evitando restrições de zona de risco, passando por pedágios, minimizando frustração causada pelo trânsito e promovendo a visualização de problemas nas rotas e comunicação entre os motoristas.

Na saúde existem problemas análogos, visto que o ecossistema opera em um cenário com muitas restrições e dificuldades na avaliação do cuidado do paciente e as inúmeras possibilidade de rotas. Assim como no Waze, quando falamos em cuidado do paciente é de extrema relevância descobrir:

  1. Quais são os caminhos mais adequados que representam o melhor custo-efetividade?
  2. Existem ineficiências, gargalos e desvios no cuidado do paciente?
  3. Quais são os fluxos mais congestionados e que carecem de aperfeiçoamento?

É neste contexto que a UpFlux avalia centenas de milhares de dados presentes em sistemas de informações e aplica algoritmos de Inteligência Artificial e Mineração de Processos para  gerar automaticamente um Mapa de Fluxos do Percurso Assistencial dos Pacientes – em outras palavras – um Mapa de Processos da Saúde.

Demonstração da UpFlux

E a partir desta fotografia apresentada no mapa é possível entender:

  1. Quais os caminhos de cuidado que os pacientes percorreram?
  2. Ocorreram desvios, desperdícios e não conformidades no cuidado?
  3. Qual o desfecho das linhas de cuidado em relação ao fluxo adotado?
  4. Onde estão os gargalos e desvios dos percursos assistenciais?

UpFlux Process Mining é uma ferramenta inovadora para o apoio a decisão, melhoria da qualidade e gestão na saúde, focada em aprimorar os fluxos ou linhas de cuidado dos pacientes.