O que é Mineração de Processos?

O que é Process Mining

Mineração de Processos, ou Process Mining, tem como propósito descobrir, monitorar e e otimizar os processos de forma contínua, extraindo informações de log de eventos disponibilizados nos sistemas de informação da organização.

A Mineração de Processos garante muito mais confiabilidade à tomada de decisões para implementar processos novos e mais eficientes, oferecendo insights e ações as organizações relacionando aprendizagem de máquina e mineração de dados.

Os pilares da Mineração de Processos

monitoramento_automatico-1

Descoberta

Identificar o comportamento correto dos processos e suas variabilidades, mapeando um processo baseado em dados.

monitorar_processos_process_mining

Conformidade

Verificar a conformidade comparando a execução dos processos com modelos já definidos, identificando desvios do fluxo correto.

reduzir_tempos_custos

Melhoria

Promover a melhoria contínua do processo a partir do que acontece na prática, afim de transformar insights em soluções.

Qual a diferença entre BI e Mineração de Processos?

A principal diferença entre o BI e Mineração de Processos está no nível de análise e resultados que eles produzem, gerando diferentes tipos de insights.

BI tem como finalidade mostrar que há retrabalhos em um processo, enquanto isso a Mineração de Processos evidencia a causa raiz de ineficiências e retrabalhos.

Ou seja, o BI faz um ótimo trabalho ao dizer qual é o problema no processo, mas não de indicar onde houve uma mudança e apontar a causa raiz do problema.

Já a Mineração de Processos traz informações ainda mais importantes para o processo, identificando o que está acontecendo, revelando desperdícios, retrabalhos e ineficiência.

Process Mining Tool UpFlux
Ferramenta de Process Mining | UpFlux

Como aplicar Mineração de Processos?

Process Mining Software | Mapeamento Automático de Processos

O primeiro passo para aplicar mineração de processos é transformar os dados de eventos armazenados nos sistemas de informação da instituição (como ERP, CRM e BPMS) em um log de eventos para trazer insights sobre as operações de negócios.

Em seguida, é criado visualizações automática do processo de ponta a ponta, gerando informações precisas e criteriosas sobre as melhorias necessárias de acordo com o que está acontecendo no processo.

Quais os benefícios de aplicar Mineração de Processos?

Entre os principais benefícios que Mineração de Processos oferece, podemos citar:

Processos mais eficientes: A empresa se torna muito assertiva na tomada de decisão, podendo agir diretamente na causa raiz dos problemas, uma vez que possuem informações precisas de como ocorrem na prática;

Melhoria contínua: Permite uma análise processos mais completa e com maior precisão, identificando a causa raiz de cada problema e transformar insights em soluções.

Redução de custos operacionais: Identifique e elimine desvios, gargalos e processos ineficientes que devem ser analisados ou automatizados;

Visão de futuro: ao investir em sua infraestrutura tecnológica, a empresa consegue correlacionar os dados históricos e ter maior previsibilidade.

Qual a relação entre Mineração de Processos e Indústria 4.0?

Segundo o Gartner, a Mineração de Processos possibilita implementar a transformação digital, inteligência artificial, automação nas organizações e pode ser o fator decisivo para uma transformação digital bem-sucedida.

Isso ocorre porque os dados coletados de sistema de informação auxiliam aos processos de negócios possibilitando o monitoramento regularmente e, logo, modificar os ambientes seus negócios com mais excelência.

A pesquisa da CNI confirma esse fatos, onde mostram que a Indústria 4.0 atinge 1,6% das indústrias, e  em uma década chegará a 21,8%.

O que é um processo?

Um processo é o conjunto de tarefas em sequência e atividades relacionadas entre si com o objetivo de chegar a um resultado final que, geralmente, possuem um inicio e fim.

O propósito de um processo é estabelecer um fluxo de atividade recorrente para que a tarefa seja bem-sucedida.

Alguns exemplos de processos de negócios são: jornada do paciente, atendimento ao cliente, processo de compras (P2P), ordem de pagamento (O2C), etc.

o-que-e-um-processo

O que é log de eventos?

Um log de eventos é o conjunto de eventos que ocorreram para a execução de um processo.

Cada evento se trata de uma atividade específica que ocorreu em um certo momento do processo e pode ser designada a um caso único, ou seja, é uma instância de processo.

log-de-eventos