Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

Como a tecnologia beneficia a entrega de valor em saúde?

young asian doctor woman talking and holding hand for women patient in sick bed scaled 1
Cleiton Garcia
Selecione o tópico

O usuário do sistema de saúde se tornou mais consciente sobre seus direitos e exigente em relação ao seu atendimento nos últimos anos. Por esse motivo, as instituições têm criado alternativas para entregar melhores resultados em diferentes âmbitos ao paciente.

A otimização dos processos no sistema de saúde passa diretamente pela entrega de valor em saúde. Ou seja, melhorar a qualidade dos atendimentos, reduzindo desperdícios e tornando a experiência do paciente ainda mais positiva são alguns dos propósitos que uma instituição de saúde deve seguir para entregar mais valor.

Além de ser uma possibilidade de entregar um atendimento mais seguro e positivo ao paciente, o conceito de valor em saúde permite que as instituições entendam gargalos, desperdícios e erros que fazem com que a gestão tenha gastos desnecessários e eficiência reduzida.

Nesse artigo vamos falar sobre a aplicação do conceito de valor em saúde, o papel da tecnologia nesse cenário e seus benefícios para profissionais, pacientes e gestão hospitalar.

O que é valor em saúde?

O valor em saúde é determinado pelo custo-benefício de todo o trabalho que é desenvolvido pela instituição, ou seja, é entregar o melhor resultado clínico ao menor custo. Como falamos, os usuários do sistema estão cada vez mais entendidos de seus direitos, necessidades e desejos. O valor em saúde surge justamente quando os profissionais entendem esse comportamento e focam na melhoria contínua para promover um atendimento de qualidade.

O resultado disso é a maior percepção de valor em saúde, fidelizando os pacientes, reduzindo custos e desperdícios e gerando uma percepção muito mais positiva sobre a instituição. Isso está diretamente ligado a boas práticas de governança clínica. A governança clínica tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de saúde, de forma contínua, garantindo um alto padrão nos atendimentos para criar um ambiente de excelência clínica.

O termo abrange diferentes pontos, todos focados em adotar os mais altos padrões de excelência para proporcionar o melhor atendimento aos pacientes. Assim, entrega valor em saúde, trazendo benefícios à gestão hospitalar. 

valor em saude 1

Como aplicar esse conceito

O conceito de valor em saúde pode parecer complicado para alguns gestores da área. Começar aos poucos é essencial nesse cenário, optando por começar a implementar boas práticas de governança em linhas específicas, por exemplo. 

Use seus principais indicadores hospitalares para medir eficiência, custos e satisfação do paciente, por exemplo. Escolha as ferramentas certas que ajudarão você nesse processo. Com o auxílio da tecnologia fica mais viável fazer uma análise mais inteligente e automatizada. 

Além disso, para aplicar o conceito de valor em saúde existe um “cálculo” que pode ser feito: 

VALOR = DESFECHO CLÍNICO/CUSTO ASSISTENCIAL

A aplicação desse conceito é feita por meio de uma análise real sobre os desfechos e os custos dessa assistência. A tecnologia, nesse sentido, é crucial na coleta e gerenciamento dessas informações, a fim de entender se, de fato, esse atendimento entregou valor.

Com a tecnologia aplicada a esse processo é possível: 

  • Captar dados econômicos e assistenciais; 
  • Entender as variabilidades da jornada do paciente e possíveis caminhos; 
  • Compreender dados e informações subjetivas; 
  • Tomar decisões a partir de dados precisos.

No final do dia, esse compilado de informações retiradas de recursos tecnológicos viram uma gestão mais organizada, com redução de desperdícios, maior satisfação dos pacientes e com maior entrega de valor em saúde. 

Benefícios da saúde baseada em valor

Ao decorrer desse texto foi possível entender alguns dos benefícios trazidos pelo conceito de valor em saúde. Quando a assistência é focada no paciente, a entrega de valor fica ainda mais evidente e beneficia profissionais e usuários do sistema de saúde. 

No entanto, um dos maiores problemas nesse cenário é a resistência às mudanças, e às novas necessidades que os pacientes têm ao longo do tempo. Como falamos, a exigência com os serviços de saúde aumentou, mas nem sempre as instituições conseguem se adaptar e estruturar seus modelos de gestão para entregar maior valor nesse sentido. 

Porém, os benefícios dessa aplicação são inestimáveis, e fazem com que toda mudança seja positiva e muito bem-vinda. 

  • Redução de desperdícios e melhores resultados assistenciais com base na governança clínica
  • Maior sustentabilidade financeira da instituição a longo prazo, com projetos estruturados e bem pensados; 
  • Eficiência no giro de leitos, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes e ganhando maior produtividade no trabalho; 
  • Maior segurança do paciente, reduzindo taxas de mortalidade, reinternações e internações evitáveis; 
  •  Previsibilidade de custo para operadoras, reduzindo a sinistralidade; 
  • Melhoria da experiência do paciente, permitindo que seu desfecho seja mais ágil e garantindo um melhor contato com as instituições de saúde. 

A tecnologia na entrega de valor em saúde

Diferentes tecnologias, aplicadas nas mais diversas situações, podem fazer toda a diferença na entrega de maior valor em saúde. Isso porque, a partir do uso de inteligência artificial, as instituições conseguem obter insights valiosos que poderão mostrar erros, gargalos, desvios, predizer os resultados esperados, alertar sobre eventos adversos, quadros graves, entre outros pontos. 

Ou seja, o uso da tecnologia aplicada à saúde agrega ainda mais valor a esse conceito, já que permite uma análise muito mais aprofundada e inteligente da assistência ao usuário do sistema de saúde. A tecnologia:

  • Coleta, integra, mensura e entende os dados assistenciais e econômicos, gerando informações que permitirão uma tomada de decisão mais assertiva; 
  • Prediz desfechos clínicos e econômicos a partir de dados,; 
  • Analisa e compara informações, cruzando dados para saber que tipo de situação tem gerado falhas que impactam na entrega de valor em saúde; 
  • Permite um acompanhamento amplo e irrestrito da jornada do paciente, possibilitando uma assistência contínua e estruturada; 
  • Emite alertas que priorizam a segurança do paciente, entendendo possíveis gatilhos para eventos adversos; 
  • Garante a transparência nos processos hospitalares para que a gestão tenha uma visão 360º do cuidado; 
  • Antecipa necessidades do cuidado; 
  • Entrega relatórios de gestão de tempo, desperdícios, uso de recursos hospitalares e, inclusive, da produtividade de cada profissional. 

Ou seja, de forma resumida, a entrega de valor em saúde passa pelo uso de tecnologias que podem transformar positivamente esse cenário, estabelecendo boas práticas de governança clínica, entregando uma melhor experiência ao paciente e possibilitando desfechos melhores aos usuários e que resultam em uma prática profissional muito mais positiva.

Durante o Process Mining Day: Saúde em Foco, um dos painéis foi voltado a esse tema. Confira o que dizem os especialistas Bruna Zanotto, Healthcare Business Analyst da UpFlux, Breno Duarte, Diretor Executivo da Grupo IAG, Marcelo Dallagassa, Especialista em Tecnologias em Saúde da Unimed Paraná, e Roberto Gordilho, CEO da GesSaúde.

Acesse nosso conteúdo especial sobre transformação digital na saúde e entenda de que outras maneiras a tecnologia pode revolucionar processos assistenciais e de gestão no dia a dia das organizações.

Cleiton Garcia
Escrito por:
Cleiton Garcia
Cleiton Garcia é Co-fundador, Diretor de Produto e Tecnologia da UpFlux, Doutor em Informática (2020) na PUC do Paraná e docente de Inteligência Artificial, Data Mining e Engenharia de Software na Católica de Santa Catarina desde 2010. Com mais de 20 anos de experiência atuando na aplicação de técnicas de Mineração de Processos e Inteligência Artificial.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail