Indústrias

Lean Manufacturing e Process Mining: Qual a relação?

15 de Abril de 2021

• Tempo de leitura: 6 min

Voltar

A tecnologia de Process Mining acelera a análise de fluxos produtivos, reduzindo pela metade o tempo e esforços consumidos em projetos Lean Manufacturing. Quer saber como? Nesse blog vamos te mostrar como essa tecnologia promove mais eficiência a projetos Lean!

A filosofia Lean Manufacturing, originada pelo Sistema Toyota de Produção, surgiu com o objetivo de minimizar desperdícios nos processos, maximizar a produtividade da produção e consequentemente, melhorar a lucratividade da organização.

Algumas das questões mais comuns em um processo de Lean Manufacturing são: Onde há desperdícios? O que agrega valor? O que é descartável? Como reduzir os tempos? Para responder essas demandas, gestores e donos de processos direcionam esforços das equipes durante semanas (e até meses) para identificar pontos de fricção e oportunidades de melhoria. Quanto tempo você demora para identificar todas as ineficiências de um processo?

A tecnologia de Process Mining acelera projetos de melhoria de processos colaborando no mapeamento e descoberta automática, mensuração, análises simplificadas, e controlando de forma contínua todo o projeto.

O que é Process Mining?

Process Mining, ou Mineração de Processos, é uma disciplina que une a ciência de dados e ciência de processos os principais objetivos de descobrir como seus fluxos de produção se comportam e identificar ineficiências como desperdícios, gargalos e desvios. Tudo isso a partir dos dados existentes nos atuais sistemas, tornando o projeto mais ágil, demandando menos esforço, e trazendo o retorno da melhoria mais rapidamente ao negócio.

Isso é possível pois os processos geram dados em diversos sistemas de informação, como ERP (enterprise resource planning), CRM (customer relationship management), MES (manufacturing execution system), entre outros. Process Mining faz a extração desses dados a partir de uma rápida integração automatizada, mapeando os fluxos e seu comportamento próximo ao tempo real.

Saiba mais sobre Process Mining clicando aqui.

Um dos principais diferenciais de Process Mining é a agilidade e transparência que esta tecnologia gera nos processos da organização. Toda a subjetividade em mapeamentos amostrais e consensuais com a ótica das pessoas envolvidas passam a ser mensuradas de modo objetivo e cobrindo toda a base de dados. Process mining traz um nível surpreendente de navegação e análise fidedigna sobre como os processos realmente ocorrem na prática.

Alex Meincheim, CEO da UpFlux

Comece agora a melhorar a eficiência operacional dos seus processos

Agende uma conversa com um especialista para saber como a UpFlux Process Mining pode ajudar a sua empresa a reduzir desperdícios e variabilidades em qualquer processo produtivo ou administrativo.

Process Mining na prática

O Lean Manufacturing se baseia em 5 princípios: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição. O projeto Lean visa reconhecer as ineficiências e problemas em toda a cadeia de valor que impactam na qualidade do processo e por consequência, em seu produto.

lean-manufacturing-pilares
Os 5 pilares do Lean Manufacturing

A tecnologia de Process Mining suporta a monitoração dos fluxos produtivos, ajudando gestores e donos de processos a identificar oportunidades de melhoria, redução de custos e maximização da produtividade. Veja abaixo como plataforma UpFlux apresenta o mapeamento de um processo de fabricação de máquinas:

process-mining-lean-manufacturing-pilares
Mapeamento automático do fluxo produtivo

A plataforma permite a análise dos fluxos por diversas variantes do processo, descobrindo todos os modelos existentes e identificando a causa raiz da sua não conformidade. Assim, a tecnologia ajuda os gestores na tomada de decisões.

Além do mapeamento automático de processos, a plataforma de Process Mining também contribui para a análise da eficiência dos fluxos a partir da criação de modelos de referência, onde são configuradas regras, restrições e nível de serviços acordado para os fluxos. Com essa configuração, o líder do processo é notificado sempre que houver uma violação (lead time de uma etapa, por exemplo).

Essa solução permite a atuação em tempo real, evitando maiores problemas naquele processo. Veja abaixo uma visão simplificada sobre as principais violações e o detalhamento dos casos não-conformes.

process-mining-lean-manufacturing-pilares
Plataforma UpFlux automatiza a análise de conformidade

O uso da tecnologia de Process Mining gera também uma redução no tempo de projetos de melhoria em processos e antecipação dos ganhos trazidos. Sua aplicação no Ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), por exemplo, reduz o esforço do projeto pela metade ao comparar ao tradicionalmente consumido. Já quanto à agilidade percebe-se ganhos ainda maiores trazendo benefícios até 70% mais rápido ao seu negócio.

Saiba mais sobre como a Mineração de Processos acelera o Ciclo DMAIC em projetos de melhoria de processos Lean Six Sigma.

Como implementar Process Mining em um projeto Lean?

Após rápida integração com seu sistema de informação, a UpFlux – primeira plataforma de Process Mining do Brasil – faz a extração automática dos dados, realizando a identificação de ineficiências em instantes.
A UpFlux possui um time de especialistas em Process Mining e Lean Six Sigma para ajudar você a implementar essa tecnologia e melhorar a produtividade dos processos. Agende uma conversa com um dos nossos consultores.

Comece agora a melhorar a eficiência operacional dos seus processos

Agende uma conversa com um especialista para saber como a UpFlux Process Mining pode ajudar a sua empresa a reduzir desperdícios e variabilidades em qualquer processo produtivo ou administrativo.


Postagens Relacionadas