Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

Indústria 4.0: Como acelerar com Process Mining?

Alex Meincheim
Selecione o tópico

Também conhecida como a 4º Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um fenômeno que impacta diretamente as organizações e a forma como conduzem seus negócios. A partir da automação de diversas etapas produtivas, as empresas buscam maior eficiência e melhor uso dos recursos disponíveis, reduzindo desperdícios e falhas nos fluxos de produção.

Entretanto, muitas instituições enfrentam desafios na implementação de projetos que fomentem a Indústria 4.0, o que dificulta o acesso a recursos necessários e informação. Nesse momento, as organizações buscam alternativas que promovam celeridade no processo de transformação digital. É caso da sua empresa?

Nesse contexto, a tecnologia de Process Mining surge como uma solução para obtenção de conhecimento por meio de dados de produção para implementação de projetos que contribuam para a eficiência operacional, aproximando a empresa da Indústria 4.0.

Quer saber mais? Nesse artigo você vai entender como a tecnologia de Process Mining colabora com a Indústria 4.0!

New call-to-action

Desafios da Indústria 4.0

O desenvolvimento da Indústria 4.0 implica no investimento para aquisição de equipamentos, adaptação de fluxos produtivos, remanejamento e treinamento de pessoal, criação de novos cargos e equipes e fomento de novas competências.

A transformação digital dos processos produtivos gera o armazenamento de um grande volume de dados, o chamado Big Data. Nesse momento surge mais um desafio: a implementação de soluções em software que possam atender as novas necessidades da gestão. Para a Indústria 4.0, além de obter maior eficiência e qualidade nos fluxos de produção, é preciso também obter informações claras e ágeis para a tomada de decisão.

Como soluções em software colaboram com a Indústria 4.0?

Quando se pensa em Indústria 4.0, logo vêm à mente máquinas de automação. Muito mais do que isso, a revolução trouxe às indústrias tecnologias de computação mais eficientes, que colaboram com a otimização do processo produtivo a partir da obtenção de informação de forma ágil e efetiva.

Robótica avançada, sistemas de conexão, Internet das Coisas e sensores conectados permitem uma conversação entre as máquinas, gerando dados que, a partir de uma tecnologia de análise, gera informação para a gestão do processo. São exemplos de tecnologias usadas na Indústria 4.0 que contribuem para a eficiência operacional dos processos:

  • Inteligência Artificial: análises avançadas e interpretação de eventos, tendências e comportamento de sistemas e fluxos
  • Big Data: extração de informações úteis para resolução de problemas de negócios a partir de conjunto de dados gerados pelos diversos sistemas interligados em todo o processo produtivo. Esses dados costumam ser tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados não consegue gerenciar.
  • Internet das Coisas: conexão entre objetos com capacidade de comunicação entre si e possibilidade de monitoramento remoto
  • Process Mining: mapeamento automático do processo produtivo a partir da extração de dados dos diversos sistemas, apontando ineficiências a partir do monitoramento da sua conformidade com os modelos definidos.

Qual a relação entre Process Mining e Indústria 4.0?

O Process Mining, ou mineração de processos, é uma evolução desse conceito muito utilizado recentemente na indústria. Essa característica é essencial para as organizações, visto que seu objetivo é ir além da identificação e analise do negócio, como possibilitar às organizações uma melhor compreensão de seus processos produtivos, descobrindo como acontecem na realidade.

A ideia é que o gestor possa utilizar de recursos tecnológicas específicos para explorar essas informações e determinar regras, padrões ou sequências que apontem problemas de operação ou oportunidades de otimização.

Para isso, é necessário realizar a integração com o sistema de informação, permitindo que as instituições realizarem o mapeamento automático dos processos, verificação de conformidade e melhoria contínua, trazendo soluções mais ágeis para os desafios da indústria 4.0.

Um dos principais diferenciais de Process Mining é a agilidade e transparência que esta tecnologia gera nos processos da organização. Toda a subjetividade em mapeamentos amostrais e consensuais com a ótica das pessoas envolvidas passam a ser mensuradas de modo objetivo e cobrindo toda a base de dados. Process mining traz um nível surpreendente de navegação e análise fidedigna sobre como os processos realmente ocorrem na prática.

Alex Meincheim, CEO da UpFlux
New call-to-action

Com a descoberta automática, as organizações podem identificar todos os gargalos, desperdícios e retrabalhos em um processo produtivo, assim como sua conformidade em relação a modelos previamente definidos. Ao compreender como os fluxos ocorrem na prática, a implementação de projetos de melhoria e identificação de oportunidades de automação aceleram a transformação da Indústria 4.0.

 Em outras palavras, a ideia é usar as informações obtidas através das linhas de produção, não apenas para um acompanhamento dos indicadores de performance, mas sim, para transformar insights em soluções práticas e imediatas.

Veja abaixo como a plataforma UpFlux realiza o mapeamento automático a partir do uso de Process Mining:

como o process mining atua na indústria 4.0
Mapeamento automático de um processo de fabricação de máquinas pela Plataforma UpFlux

Conheça nossas soluções de process mining para indústrias, clicando aqui.

O uso de uma tecnologia de Process Mining gera também uma redução no tempo de projetos de melhoria em processos e antecipação dos ganhos trazidos. Sua aplicação no Ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), por exemplo, reduz o tempo de projeto necessário pela metade do tradicionalmente consumido.

Saiba mais sobre como a Mineração de Processos acelera o Ciclo DMAIC em projetos de melhoria de processos Lean Six Sigma.

New call-to-action

Saiba como implementar Process Mining em seus processos

Após rápida integração com diversos sistemas de informação da organização, como ERPs e CRMs, a ferramenta de Process Mining faz a extração dos dados e o mapeamento dos processos de forma automatizada e em tempo real, facilitando a análise dos gestores.

A UpFlux é a primeira plataforma de Process Mining do Brasil, com cases de identificação de sete dígitos de oportunidades em redução de custos e mais de R$200k em reconhecimento de custos evitados.

Quer saber como implementar a tecnologia de Process Mining em sua instituição e obter resultados no primeiro mês de aplicação? Entre em contato com nossos especialistas!

New call-to-action

Alex Meincheim
Escrito por:
Alex Meincheim
CEO e Co-Fundador da UpFlux. Mestre em Informática Aplicada. Possui experiência nas áreas de Process mining. Tecnologia Aplicada na Saúde, Ciências de Computação e Inteligência Artificial. Comprometido em promover a eficiência nos processos de empresas em diversos setores.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail

Nova call to action