UpFlux Process Mining

Process Mining Day: Saúde em Foco – Os highlights da edição

18 de Abril de 2022

• Tempo de leitura: 10min

Voltar

A transformação digital já é uma realidade nos serviços de saúde. A pandemia de covid-19 apenas acelerou a adoção de tecnologias na saúde e criou uma necessidade por soluções de digitais que fossem pensadas a longo prazo. No entanto, muitos líderes não se sentem preparados, ou sentem que suas equipes não estão prontas, para receber essa “carga tecnológica” tão importante. 

Por esse motivo, a UpFlux realizou no último dia 14 de abril o Process Mining Day: Saúde em Foco. O evento conectou especialistas em saúde e líderes do mercado para debater o futuro da saúde e falar sobre inovação, tecnologia e gestão.

Durante o encontro ficou claro: adaptar-se a esse novo momento não é mais só uma questão apenas de se atualizar ou de conquistar um diferencial competitivo, é uma forma de manter instituições vivas, sustentáveis e em pleno funcionamento para garantir a melhor experiência ao paciente. Confira alguns dos principais insights do evento a seguir. Continue a leitura!

O que é o Process Mining Day? 

O Process Mining Day é o maior evento sobre a inovadora tecnologia de Process Mining no Brasil. Esse encontro acontece anualmente com o intuito de reunir especialistas da área de processos, de renome nacional e internacional, para debater os desafios, oportunidades, tendências e cases de sucesso do Process Mining. 

Além das discussões sobre tecnologia, gestão e inovação, o Process Mining Day também é uma oportunidade de networking na área de gestão de processos. O evento, que foca a cada edição em uma nova aplicação da tecnologia, permite a conexão entre diferentes áreas, principalmente de empresas voltadas à saúde, indústria, instituições financeiras, entre outras.  

Process Mining Day: Saúde em Foco

Abordar a tecnologia aplicada à saúde é um tema urgente. O relatório Philips Future Health Index 2021, fez um estudo com líderes de saúde e, em seus resultados, pode observar alguns pontos: 44% citaram dificuldades com a gestão de dados, 37% sentem que a falta de interoperabilidade e padrões de dados são as maiores barreiras à adoção da tecnologia de saúde digital em seus hospitais ou unidades de saúde; e 32% entende que a falta de treinamento sobre como utilizar plenamente a tecnologia de saúde digital é um problema em suas organizações.  

Ou seja, criar ações para que líderes e liderados possam se adaptar às inovações do mercado para implementar a transformação digital na saúde é um passo importante e necessário nas organizações. Por esse motivo, a segunda edição do Process Mining Day focou-se na gestão de processos em saúde. Sabendo que o futuro do setor está diretamente ligado à inovação e tecnologia, o Process Mining Day: Saúde em Foco reuniu importantes nomes do mercado para debater formas de como alcançar a excelência operacional e entregar mais valor à saúde com uso de mineração de processos e da melhoria da gestão hospitalar.  

O evento, que era totalmente online e gratuito, teve mais de 1500 inscritos e um pico de 350 participantes simultâneos. Além disso, contou com 14 especialistas falando sobre diversos tópicos que englobam os processos em saúde. O Process Mining Day 2022 foi especialmente voltado a profissionais da saúde, estudantes de medicina, enfermagem ou gestão, e ainda, pessoas interessadas em temas como transformação digital, inovação, gestão de processos, valor em saúde, qualidade assistencial e experiência do paciente. 

Highlights do Process Mining Day 2022

  • Process Mining como estratégia para Transformação Digital na Saúde

O primeiro painel do Process Mining Day: Saúde em Foco foi “Process Mining como estratégia para Transformação Digital na Saúde”, e contou com a participação de Carlos Fernández-Llatas, Head da Process Mining 4 Health Lab; Dr. Victor Gadelha, Head de Inovação Médica dos Hospitais Dasa; e Roberto Botelho, Presidente da Fundação Adib Jatene-SP.  O painel foi moderado por Cleiton Garcia, CPO e CTO da UpFlux Process Mining.

Carlos Fernández-Llatas começou seu painel explicando o que é a disciplina de Process Mining, mostrando as proposições da mineração de processos e quais seus objetivos como solução. O professor explicou ainda os indicadores que são essenciais na estrutura de análise de processos. “Process Mining pode ser aplicado de muitas maneiras para descobrir processos de forma a entender a cadeia de valor, vendo todo o processo em si, analisando as respostas e propondo novas perguntas” destacou.

O segundo painelista do dia, Roberto Botelho, também fez sua explicação no Process Mining Day: Saúde em Foco e falou sobre a implementação de processos para linha de infarto agudo do miocárdio. Ao debate, o especialista trouxe números sobre os custos dos casos de infarto para o sistema de saúde brasileiro, entendendo como a tecnologia de mineração de processos pode ser crucial no cenário para melhorar o atendimento ao paciente e otimizar fluxos de gestão. “Process Mining é a possibilidade trazer a inteligência de processos e a inteligência de dados. Extrair conhecimento desses dados para criar processos” pontuou Roberto.

Para fechar o painel, Victor Gadelha fez suas considerações sobre o uso de mineração de processos e o impacto da solução na jornada do paciente e nos cuidados assistências. O especialista pautou casos de AVC e a eficiência no número de casos analisados com o uso da solução de Process Mining. “Com essa solução você consegue ser muito mais ágil, inclusive fazendo intervenções em tempo real. No que diz respeito à qualidade e segurança, conseguimos melhorar em 50% a eficiência dos times que faziam esse trabalho de forma manual”, destacou Victor.

Ao final do painel os especialistas ainda responderam perguntas feitas pelo público sobre os tópicos abordados e a importância da qualidade das informações analisadas nos processos.

Painel 1: Process Mining como estratégia para Transformação Digital na Saúde
  • Linhas de Cuidado: como garantir o percurso adequado ao paciente

O segundo painel da tarde do Process Mining Day: Saúde em Foco foi “Linhas de Cuidado: como garantir o percurso adequado ao paciente”, moderado por Natália Hoerlle, e contou com a presença de Heleno Costa Jr, Superintendente do CBA; Camilla Barcala, Gerente de Experiência do Paciente no Instituto Orizonti; e Julio Gouvêa, Gerente de Atenção à Saúde da Unimed Campo Grande.

O segundo painel iniciou com a fala de Heleno Costa Junior, que explanou sobre os resultados clínicos e gerenciais na adaptação das instituições de saúde para a conquista de acreditações. O especialista falou sobre a lógica das acreditações na saúde e os programas de certificação de cuidados clínicos, pautando o gerenciamento de informações e a mensuração para a melhoria de desempenho nas organizações.

Julio Gouvêa falou sobre os ganhos da Unimed Paraná com o uso de Process Mining. Em sua fala Julio destacou que “Em pouco tempo desenvolvemos um capacidade de acesso aos beneficiários, e não só aos processos da atenção primária. Isso aconteceu em todos os níveis de assistência e fez toda a diferença. Em pouco tempo percebemos que os indicadores traziam considerações de ajustes e a obtenção de informações intuitivas sobre violações” ressaltou.

No fechamento do painel, Camila Barcala, falou sobre a experiência do paciente e o valor em saúde. Ela explicou que o resultado gerado dentro dos processos em saúde é que reflete na entrega de valor desses serviços. “O processo dentro do valor em saúde começa no conhecimento da base de dados. A mineração em saúde ajuda a coletar e explorar um grande volume de dados e encontrar padrões para revelar caminhos do paciente que não estamos vendo” destacou a profissional.

Painel 2: Linhas de Cuidado - Como garantir o percurso adequado ao paciente
  • Como otimizar a jornada do paciente cirúrgico?  

O quarto painel do Process Mining Day: Saúde em Foco se chamou “Como otimizar a jornada do paciente cirúrgico?” e contou com a moderação de Alex Meincheim, CEO da UpFlux Process Mining. O painel teve as falas de Diogenes Silva, CEO e Founder da Anestech Innovation Rising; e Bruna Zanotto, Healthcare Business Analyst da UpFlux Process Mining.

Diogenes começou falando sobre a construção da jornada cirúrgica do paciente e a importância do entendimento dos dados. “É importante entender o dado como uma extensão do nosso paciente, dar a ele a mesma atenção que se dá ao paciente e respeitar os dados como se respeita os pacientes. Isso é cuidar da jornada” ressaltou o CEO da Anestech.

Durante a conversa os especialistas falaram sobre as etapas pré, intra e pós operatória e o cuidado da jornada durante todos esses momentos. Diogenes falou ainda sobre as cirurgias canceladas durante a pandemia e carga emocional, familiar e de tempo que englobam o fluxo do do paciente.

Bruna Zanotto complementou falando sobre os processos de back off da jornada do paciente, mostrando os tempos e a monitoração do processo ponta a ponta por meio da solução de Process Mining. Bruna apontou a importância do conhecimento do mapa cirúrgico, o entendimento dos processos de autorização de cirurgia e a compreensão de cada etapa na jornada para não transformar o processo em algo descoordenado.

Painel 3: Como otimizar a jornada do paciente cirúrgico?  
  • Valor em Saúde: Eficiência e qualidade na jornada do paciente  

O último painel do Process Mining Day: Saúde em Foco contou com Breno Duarte, Diretor Executivo do Grupo IAG Saúde; Roberto Gordilho, CEO da Ges Saúde e Marcelo Dallagassa, Especialista em Tecnologias em Saúde na Unimed Paraná. O painel foi moderado por Bruna Zanotto, da UpFlux. Os especialistas falaram sobre a entrega de valor na área e como boas práticas de gestão fazem a diferença nesse cenário.

Breno Duarte começou sua explicação falando sobre a equação que resulta na entrega de valor em saúde. Segundo ele, “qualidade em saúde, ou valor em saúde, é entregar aquilo que o paciente precisa, no tempo certo, com recursos adequados, nem mais e nem menos”. Breno ressaltou ainda que o paciente deve ser o centro de tudo, e não o sistema ou as instituições de saúde.

O segundo painelista, Marcelo Dallagassa, falou sobre a pertinência dos processos em saúde e os problemas nas instituições na atualidade. Marcelo destacou ainda os desafios do uso de informações, como o volume de dados, assimetria de informações e questões como privacidade e formatos e ausência de informações de qualidade; e também as ênfases de aplicação da mineração de processos na Unimed Paraná.

Para fechar os insights do Process Mining Day: Saúde em Foco, Roberto Gordilho abordou a melhoria dos processos em saúde e todos os fluxos que englobam esses objetivos de otimização, principalmente o papel das pessoas nesse cenário. Gordilho destacou ainda a necessidade do DOM para gestão: Disciplina, Organização e Método.

Quarto painel do Process Mining Day: Saúde em Foco. Valor em Saúde: Eficiência e qualidade na jornada do paciente  

Para assistir a todos os painéis e conferir tudo o que foi dito no Process Mining Day: Saúde em Foco, basta clicar no quadro abaixo.

Nova plataforma UpFlux

Ao final do Process Mining Day: Saúde em Foco os participantes ainda puderam acompanhar ao vivo uma novidade: o novo layout da solução UpFlux. O redesenho da plataforma conta com novas funcionalidades e um design muito mais intuitivo e agradável para fazer análises muito mais rápidas e inteligentes.

Para assistir ao vídeo de lançamento da nova plataforma UpFlux durante o Process Mining Day: Saúde em Foco, basta clicar no vídeo abaixo. Aproveite e faça a solicitação de uma demonstração da nova solução aplicada ao seu negócio, basta clicar aqui.

Relembre a primeira edição do Process Mining Day

process-mining-day-palestrantes
O Process Mining Day 2021 reuniu líderes e especialistas de diversos segmentos de negócio para discutir o futuro da gestão de processos

Em 2021, na sua primeira edição, o Process Mining Day reuniu mais de 20 especialistas que debateram durante 8 horas sobre como inovar na gestão de processos em diversos segmentos de negócios utilizando essa solução. O tema do evento foi “A evolução da Gestão Operacional”, e contou com a presença do pesquisador, considerado o pai do Process Mining, Dr. Wil van der Aalst.   

Temas que estiveram em pauta nesse encontro: eficiência operacional, transformação digital, lean manufacturing, experiência do cliente, indústria 4.0, lean office, data analytics, inovação, mapeamento de processos, produtividade e performance, projetos de melhoria contínua e compliance de processos. Mais de 1000 inscritos assistiram ao evento simultaneamente, em um total de 4800 participantes. 

Veja os temas abordados e quem foram os painelistas do Process Mining Day 2021: 

Painel  Painelistas
Plenária: Process Mining in Action  Dr. Wil van der Aaslt  
Como as Pesquisas na América Latina estão contribuindo para a evolução do Process Mining  Dr. Jorge Munoz-Gama
Professor – PUC-Chile  Diretor – HAPLAB
Dra. Sarajane Marques Peres  Professora e Pesquisadora  USP
Dr. Eduardo Portela   Professor e Pesquisador  PUCPR & UFPR
Dra. Deborah Carvalho  Professora e Pesquisadora  PUC-PR  
Hands-on: Do Zero ao Process Mining  Alex Meincheim – CEO – UpFlux  
Construindo um sistema de saúde de qualidade e eficiente com Process Mining  Dr. Carlos Sacomani  Assessor Médico de TI  A.C. Camargo Cancer Center
Dr. Vinicius Cavalcante  CEO  Vital Gestão
Dr. Marcelo Dallagassa   Esp.em Tecnologias em Saúde  Unimed Paraná
MSc. Heleno Costa   Superintendente  CBA
Daniel Teixeira  Enfermeiro e especialista em Saúde  
Auditing & Compliance  MSc. Franciele Iachecen   Mestre em Tecnologia em Saúde  Unimed Paraná
Dr. Tales Costa   Consultor de Processos  FAS Consultoria Empresarial
Dra. Flavia Santoro  Professora, D.SC.  UERJ e Inteli
Daniel Teixeira  Enfermeiro e especialista em Saúde  
Transformando Insights em resultados de negócios  Thiago Guimarães  Gerente Sr. de Intelligent Process Automation – ICTS Protiviti
Dr. Cleiton Garcia  Diretor de Operações  UpFlux
Luis Huber  Gerente de Tecnologia e Automações  Elogroup
MSc. Tatiana de Campos Tempel  Managing Director  Accenture Brasil  
Process Mining e Digital Twin na Indústria 4.0  Henrique Costa  Capitão-Tenente  Marinha do Brasil
Gilberto Strafacci  Country Manager   Practia Global Brasil
André Guerra  Gerente de Produção  Dasa
Mauricio Bitencourt  Administrador – CBPP Red Seal  Projeler  

Assista à primeira edição do Process Mining Day clicando aqui.

Saiba como Process Mining pode ajudar a revolucionar os processos na sua instituição de saúde. Dê o próximo passo rumo a transformação digital agora.


Postagens Relacionadas