Centros Oncológicos

Como monitorar a jornada do paciente oncológico?

30 de Agosto de 2021

• Tempo de leitura:

Voltar

A monitoração de linhas de cuidado e da jornada do paciente oncológico tem sido um desafio para a equipe assistencial. No entanto, a presença dos enfermeiros navegadores tem colaborado no controle desta jornada que é tratamento oncológico. Sua alta complexidade é causada pelo envolvimento de diversos profissionais, alta variabilidade no consumo de medicamentos e alto tempo de atendimento, provocando resultados que não atendem as expectativas do paciente e de fontes pagadoras.

New call-to-action

Pela falta de técnicas e ferramentas para colaborar na monitoração dos fluxos hospitalares, a equipe não consegue identificar e estudar quais são e onde estão os pontos que estão impactando na segurança e experiência do paciente, além de quais são os custos conforme cada jornada de tratamento.

A jornada do paciente oncológico, mesmo que pensado por toda equipe multidisciplinar, pode sofrer alterações que impactam diretamente sobre a segurança, custos e experiência do paciente.

Sua instituição enfrenta esse problema? Continue lendo, pois vamos te mostrar como solucionar e entregar maior agilidade para a melhorar a jornada do paciente oncológico. 

Como monitorar a jornada do paciente oncológico?

Para identificar quais são os fluxos, tempos e os consumos ao longo do tratamento do paciente oncológico, a mineração de processos surge como solução para colaborar entregando transparência na jornada de atendimento. A partir dessa técnica é possível monitorar e avaliar a variabilidade e identificar desperdícios, eliminando as ineficiências que estão prejudicando a segurança, experiência e a eficiência da jornada. 

Por meio da plataforma UpFlux Process Mining é possível monitorar a jornada ponta a ponta do paciente oncológico, avaliando seu percurso, entendendo os tempos e custos do tratamento entre os processos assistenciais e de apoio. 

Muitas instituições já contam com softwares que apresentam métricas e indicadores importantes para a avaliação da qualidade dos atendimentos. Essas tecnologias, como a de Business Intelligence, atuam como um termômetro: indicam que há ineficiências no processo. Porém, falham ao deixar claro o que de fato está impactando na jornada. Você conhece um sistema assim?   

O grande diferencial do Process Mining é entregar transparência total sobre a realidade da jornada do paciente a partir de inteligência artificial, evidenciando às equipes assistenciais, de forma clara, o consumo de medicamentos, tempos de transição e seu custo-efetividade.   

UpFlux

A ferramenta UpFlux Process Mining possui fácil implementação e conexão com prontuários eletrônicos (já possuindo conectores prontos com PEPs como Tasy, MV, Wareline, Totvs, entre outros), fazendo a extração automática dos dados disponíveis nesses sistemas. É a partir desses dados (que formam log de eventos), que a ferramenta consegue entender como a jornada do paciente acontece na prática.

 

Painéis para análise ágil

A UpFlux colabora, em um primeiro momento, na configuração de dashboards (na própria ferramenta) para redução de esforço de monitoração da jornada do paciente oncológico. É possível, de forma simples e rápida, arrastar e soltar gráficos e quadros para montar seu próprio painel analítico, de acordo com a necessidade da sua análise.   

Hoje, como você descobre e controla qual a duração entre o diagnóstico e o início do tratamento dos seus pacientes oncológicos? Veja abaixo como a UpFlux entrega uma análise ágil: 

jornada-do-paciente-oncologico-monitorar-análise-1

Os painéis possuem fácil customização e adequação, eliminando a dependência do departamento de TI para emitir relatórios. Já pensou o quanto que isso pode otimizar seu processo? 

Análise automática de conformidade

A ferramenta permite criar modelos de referência de processos, ou seja, definir como a jornada do paciente oncológico deve acontecer. A partir do modelo BPM, podemos desenhar o fluxo ideal do atendimento e definir regras para que quando houver algum desvio de processo, a equipe assistencial seja alertada.   

No exemplo abaixo, em um processo de autorização, definimos que o tempo ideal entre as atividades “Solicitação para Operadora” e “Autorização da Operadora”, deve ser menor ou igual a 5 dias. 

jornada-do-paciente-oncologico-monitorar-análise-2

A nível gerencial, é possível avaliar o nível de conformidade dos processos. Pelo painel de análise global, as lideranças médicas e assistenciais conseguem entender se a jornada do paciente oncológico em adesão aos modelos definidos. Esses indicadores são carregados de forma automática.   

No exemplo abaixo, entendemos que apenas 38,5% dos casos estão em conformidade com os modelos de referência definidos. 10,1% violaram o modelo “Medicamentos Oncológicos” (processo que define quais medicamentos devem ser utilizados), 88,92% violaram o modelo “Tempo para Autorização” (processo que define a o tempo de espera para receber a autorização da operadora) e 99,27% violaram o processo “Tempo para Início do Tratamento” (que define a duração máxima entre a primeira consulta com o Mastologista e o início do tratamento).   

jornada-do-paciente-oncologico-monitorar-análise-3

A UpFlux Process Mining colabora também como suporte operacional. A partir de uma visão por kanban, apresentamos de forma clara quais casos sofreram desvios em relação a jornada ideal (cards em vermelho), e quais estão em conformidade (cards em verde). Veja abaixo:   

jornada-do-paciente-oncologico-monitorar-análise-4

A análise de conformidade não para por aqui: ao acessar o caso, o enfermeiro navegador ou qualquer outro profissional do time operacional pode conferir todos os detalhes daquela jornada e saber quais processos foram violados. No caso abaixo, a duração de autorização da operadora que deveria ser igual ou menor que 7 dias, levou 36,09 dias. 

Análise de conformidade na jornada do paciente

Lembra que te dissemos que o grande diferencial do Process Mining é entregar transparência total ao tratamento e evidenciar como a jornada do paciente oncológico aconteceu na prática? E quando foi dito que não basta olhar indicadores, mas devemos saber qual a causa raiz das ineficiências no processo?   

Descoberta Automática de Processos

mineração de processos aplicada a saúde possui a capacidade de mapear a jornada do paciente de forma automática, evidenciando para a equipe assistencial como ela acontece em sua realidade. A descoberta permite a visualização por diversas perspectivas (frequência de casos, tempos, custos) e visões por diferentes grupos de pacientes, além de apresentar a variabilidade de caminhos percorridos e desperdícios no tratamento. Essa análise minuciosa colabora na avaliação de qualidade e segurança do cuidado ao paciente oncológico.   

Mapear jornada do paciente oncológico

Assista o depoimento do Dr. Victor Gadelha, Head de Inovação Médica dos Hospitais da DASA, sobre um caso de uso de Process Mining no controle do tempo do diagnóstico ao início de um tratamento oncológico.

Agilidade para monitorar a jornada do paciente oncológico 

Você viu que é possível monitorar a jornada do paciente oncológico de forma ágil e simples a partir da plataforma UpFlux Process Mining. Além de mapear a realidade dos caminhos percorridos pelo seu paciente, você pode definir regras a serem seguidas e ser alertado sempre que sofrer uma violação. 

Já imaginou ter em mãos uma ferramenta para suporte a projetos de melhoria continua, colaborando na segurança assistencial, redução de tempos e custos na jornada do paciente? Confira como o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa utilizou a mineração de processos para projetos de lean healthcare.

E-book: Como gerenciar linhas de cuidado de pacientes crônicos com Process Mining?

Acesse nosso material especial sobre esse tema, faça o download e entenda como melhorar seu desempenho com a ajuda de Process Mining.
New call-to-action


Postagens Relacionadas