Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

6 indicadores hospitalares para aprimorar a gestão em saúde

indicadores hospitalares
Natalia Hoerlle
Selecione o tópico

Para elaborar um planejamento estratégico eficiente de gestão, primeiramente é preciso entender alguns dos principais indicadores hospitalares que determinam o grau de excelência das instituições de saúde. Analisar continuamente esses números ajuda a organização a aumentar a qualidade do cuidado ao paciente, garantindo uma maior segurança, além de beneficiar o trabalho do gestor hospitalar e de todo o time assistencial. 

A literatura médica mostra os principais indicadores de qualidade hospitalar. Para ter a maior qualidade na prestação desses serviços e também conquistar as certificações, é preciso seguir um compilado de requisitos que atestem que a assistência ao paciente é prestada de maneira coordenada, organizada e com eficiência. Nesse texto vamos abordar os seis principais indicadores hospitalares para otimizar a qualidade operacional e proporcionar maior bem-estar ao usuário durante a jornada do paciente. Acompanhe!

6 principais indicadores hospitalares

Para crescer de forma sustentável e promover uma boa experiência do paciente, cada instituição possui indicadores que se adaptam a sua realidade diária. No entanto, existem números que demonstram a confiabilidade de hospitais e unidades de saúde. Esses números variam de acordo com a capacidade de cada organização. Monitorar esses indicadores hospitalares significa entender a realidade hospitalar, sabendo qual área tem melhor desempenho e qual pode ser aprimorada. 

Taxa de ocupação

A partir da taxa de ocupação, o hospital consegue determinar o melhor número de pacientes atendidos e leitos disponíveis em um período de tempo. Todos os leitos desocupados são considerados nesse cálculo, sejam eles pós-operatório, pós-anestésica, berçário, pré ou pós procedimento.  

Com o gerenciamento correto é possível saber o perfil de paciente que tende a usar cada tipo de leito, reorganizando recursos de acordo com a demanda de um grupo específico. Se a taxa de ocupação está em número máximo, significa que podem estar faltando leitos, necessitando um investimento em estrutura. No entanto, se a taxa de ocupação está baixa, pode-se interpretar que a instituição possui uma estrutura desnecessária, que gera custos além da demanda.  

Outro ponto que impacta nesse indicador hospitalar é o intervalo de substituição. Esse número corresponde ao tempo que um leito fica desocupado, ou seja, seu tempo de ociosidade. Da mesma forma que a taxa de ocupação, o intervalo de substituição alto interfere no atendimento a pacientes que esperam por procedimentos, enquanto o índice baixo não auxilia no desempenho financeiro.

indicadores hospitalares 1

Média de permanência

Esse indicador avalia o tempo médio que o paciente permanece internado. Ele mostra também como a instituição está cuidando da gestão de leitos, citada acima. Quanto maior o tempo de permanência do paciente dentro de um hospital, maiores as chances de desenvolver complicações em seu quadro. 

Entre outras intercorrências que podem acontecer ao longo da jornada do paciente, o tempo de permanência também pode ser o causador de infecções hospitalares e outros problemas. Isso demonstra que os processos são falhos e que isso impacta diretamente no índice de mortalidade nos hospitais, que falaremos a seguir. 

Para detectar a causa raiz desse aumento na média do tempo de permanência é preciso analisar todo o processo do paciente dentro da instituição, verificando situações discrepantes durante a jornada do paciente, como a adesão. A inteligência artificial aliada à área da saúde pode ser um diferencial nesse sentido, reduzindo tempos e melhorando a qualidade da assistência.

New call-to-action

Taxa de mortalidade

Quando o número de óbitos vai muito além da normalidade, isso significa que algo não está funcionando corretamente dentro da instituição de saúde, obviamente. A taxa de mortalidade corresponde aos óbitos em um dado período, em diferentes estágios dentro da organização.  

A partir desse indicador hospitalar, a organização consegue estabelecer novos parâmetros e diretrizes de segurança e atendimento para melhorar a capacidade operacional, aprimorar os processos do time assistencial e criar novos modelos de gestão para reduzir a incidência de eventos adversos que possam se tornar ofensores à qualidade do cuidado e segurança do paciente

A taxa de mortalidade também impacta na reputação da instituição e possível judicialização, uma vez que mortes evitáveis evidenciam ineficiências e até negligência médica em vários casos. Monitorar, controlar e gerenciar a jornada do paciente, assim como os caminhos percorridos e materiais consumidos, é essencial para eliminar ofensores e entregar um melhor cuidado. Como seu hospital avalia hoje padrões que resultam em desfechos negativos?

New call-to-action

Produtividade

Os indicadores hospitalares também podem definir o grau de produtividade das equipes assistenciais e de apoio em hospitais. Nesse sentido, é indispensável entender os padrões de eficiência em processos, bem como quais áreas, especialidades e pessoas têm melhor atuação dentro da instituição. Essa análise é imprescindível no papel de gestor hospitalar.  

Assim, os setores que possuem melhores números de produtividade devem ser considerados quando houver novos investimentos na instituição. E as áreas que não possuem bons indicadores devem contar com uma atenção maior do time de gestão, visualizando os gargalos e desvios nesse cenário.

Nesse cenário, algumas metodologias permitem mensurar a produtividade. Uma das principais metodologias utilizados para evitar desperdícios é o Lean Healthcare. O método visa reduzir custos, desperdícios e aumentar a produtividade e o lucro. Outro método que permite o aperfeiçoamento de processos é o Six Sigma, que visa reduzir variabilidades e contribui na mensuração da produtividade na área da saúde. 

Experiência do paciente

Muitas instituições não tratam a experiência do paciente como um dos indicadores hospitalares. No entanto, a satisfação do usuário está ligada à humanização do atendimento, o que pode revelar erros graves de gestão e processos. Por isso, é preciso valorizar a experiência de quem usa os serviços de uma organização de saúde.

desospitalização tem se mostrado uma grande aliada da boa experiência do usuário, já que visa um atendimento mais humanizado ao paciente. O método consiste, basicamente, em oferecer um tratamento domiciliar a enfermos que se encontram em situação estável. Essa prática valoriza o respeito à dignidade humana e torna a experiência do paciente melhor e mais adequada. 

Aumentar a presença digital e garantir mais praticidade ao paciente em diferentes âmbitos durante o atendimento é essencial para melhorar esse e, consequentemente, outros indicadores hospitalares. Pesquisas de NPS têm muito a dizer sobre a experiência do paciente e podem ser muito significativas para uma tomada de decisão mais estratégica e na melhoria de indicadores de gestão em saúde.

New call-to-action

Indicadores financeiros

Quanto melhor a gestão de recursos do hospital, maior será o retorno financeiro da instituição. Isso significa garantir o gerenciamento inteligente de todos os indicadores hospitalares que já citamos. O faturamento de uma organização de saúde determina as contas a pagar, receber e as glosas por parte das operadoras de saúde. Esse indicador também determina os próximos passos que a instituição pode dar sem ter perdas significativas no seu processo de crescimento. 

Nesse sentido, entender os números em relação à rentabilidade, lucratividade, custos e estoque se faz extremamente necessário. Além disso, os dados coletados a partir do setor financeiro também estão diretamente correlacionados a outros indicadores hospitalares como tempo de permanência, ocupação de leitos, entre outros pontos.  

Ou seja, para que um gestor consiga corrigir o problema da não entrega a meta financeira de um hospital, primeiramente é preciso que ele entenda exatamente a causa do que está acontecendo. Para isso, é indispensável analisar outros indicadores hospitalares. Já publicamos um conteúdo sobre faturamento hospitalar, clique aqui e confira. 

A tecnologia desvendando indicadores hospitalares

Para que haja uma boa gestão, gerenciar e controlar os indicadores hospitalares é essencial. Além de ser um recurso estratégico de crescimento, analisar esses números é também uma maneira de oferecer o melhor atendimento ao paciente e uma estrutura de trabalho mais eficiente para a equipe operacional.

Nesse sentido, existem no mercado ferramentas que auxiliam na gestão de processos e na análise de indicadores hospitalares, gerando insights importantes sobre os dados que são essenciais no dia a dia de um hospital. A plataforma da UpFlux, por exemplo, auxilia unidades de saúde a alcançarem a excelência nos fluxos cotidianos por meio da união de inteligência artificial e mineração de processos.  

Para fazer o controle da média de permanência, experiência do paciente, giro de leitos, mortalidade, produtividade e ciclo de receita, a plataforma faz um mapeamento de processos, entendendo a partir de dados retirados de ERPs, CRMs ou Prontuários Eletrônicos que as instituições já utilizam. A partir disso, ela entende o comportamento dos fluxos operacionais, analisando a conformidade dos processos com modelos de referência criados pela instituições e mostra onde estão os erros, desvios e pontos de melhoria conforme cada indicador. 

Ou seja, a partir da solução de Process Mining  as instituições conseguem ter um controle muito maior sobre as variabilidades dos processos, entendendo porque ocorrem mais mortes em determinados setores, se os processos estão falhos, quais procedimentos são mais rentáveis e também identificar possíveis brechas para reduzir o tempo de permanência, ou melhorar a experiência do paciente.

Dessa maneira, além de indicar o problema, a plataforma também auxilia as instituições a entenderem a causa raiz dos desafios diários dos hospitais. Assim, a organização cria mecanismos para superá-los. Leia nosso conteúdo especial sobre transformação digital na saúde, saiba como gestores hospitalares utilizam indicadores de desempenho para revolucionar processos e entenda porque considerar a plataforma de Process Mining para iniciar sua jornada tecnológica.

New call-to-action
Natalia Hoerlle
Escrito por:
Natalia Hoerlle
Escritora e Product Owner UpFlux. Enfermeira, Pós Graduada em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS e MBA Data Science and Analytics pela USP.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail