Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

Global Trigger Tool e o controle de eventos adversos na saúde

close up doctor checking patient scaled 1
Natalia Hoerlle
Selecione o tópico

Identificar e medir eventos adversos é uma ação essencial na manutenção da segurança do paciente, para que os problemas sejam entendidos e combatidos, a fim de promover um cuidado mais adequado ao usuário do sistema de saúde. O Global Trigger Tool do Institute for Healthcare Improvement (IHI) é uma importante ferramenta que ajuda a acelerar a mudança no atendimento ao paciente para transformar ideias em ações.  

Em um estudo realizado sobre o assunto, o IHI Global Trigger Tool encontrou, no mínimo, dez vezes mais eventos adversos graves confirmados do que outros métodos utilizados na pesquisa. No estudo foi possível entender que em um terço das internações hospitalares ocorreram eventos adversos e que alguns processos ineficientes podem gerar conclusões enganosas para a melhoria da segurança do paciente. 

Nesse artigo vamos explicar como o Global Trigger Tool ajuda a compreender e reduzir os eventos adversos em instituições de saúde e como a sua aplicação juntamente à tecnologia de Process Mining colabora ativamente para que os hospitais tenham um cuidado ao paciente muito mais eficiente e seguro. 

New call-to-action

O que é Global Trigger Tool?

O Global Trigger Tool é um estudo criado pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma instituição sem fins lucrativos, que oferece um método fácil para identificar com precisão os eventos adversos no cuidado ao paciente e sua taxa de incidência ao longo do tempo. Essa análise, inclusive, é uma maneira de entender se as mudanças promovidas pelo hospital na redução de eventos adversos estão sendo efetivas. 

O uso de gatilhos para notificação de eventos adversos mede o nível geral de danos em instituições de saúde. Essa ferramenta visa a compreensão dos profissionais sobre possíveis pistas para entender e identificar ofensores à saúde do paciente. Essa ferramenta inclui uma lista de gatilhos de eventos adversos conhecidos, bem como instruções para selecionar registros, informações de treinamento, referências e perguntas. A ferramenta ainda oferece instruções e formulários para coletar os dados necessários para rastrear três medidas: 

  • Eventos adversos por 1.000 Dias em pacientes; 
  • Eventos adversos por 100 admissões; 
  • Porcentagem de admissões com um evento adverso.  

O IHI Global Trigger é uma metodologia que serve como guia para a equipe assistencial tenha indícios sobre o que pode estar acontecendo com o paciente, no entanto é necessária a utilização de uma tecnologia automatizada para fazer a gestão e notificação de eventos adversos de forma ágil e eficiente. Nos próximos tópicos falaremos sobre como Process Mining atua nesse papel.  

New call-to-action

Por que adotar Global Trigger Tool para controle de eventos adversos?

O trabalho dos profissionais de saúde para detectar eventos adversos têm se concentrado em relatórios voluntários e rastreamento de erros. No entanto, segundo o manual do Global Trigger Tool, pesquisadores de saúde pública chegaram à conclusão de que apenas 10 a 20% dos erros são relatados e, desses, 90 a 95% não causam danos aos pacientes.  

Assim, é importante que os hospitais identifiquem de forma eficaz os danos causados aos pacientes, entendendo a gravidade de cada caso e realizando mudanças em seus processos para que o cuidado ao paciente seja aprimorado, evitando erros.  

Dessa maneira, rastrear os eventos adversos de acordo com a ferramenta do Global Trigger se torna uma maneira fácil de entender onde acontecem os erros por meio de uma retrospectiva dos registros dos pacientes para entender quais pistas indicavam que algo não estaria de acordo com o padrão estabelecido.  

New call-to-action

Process Mining como Global Trigger Tool

Os gatilhos estabelecidos pelo Global Trigger Tool servem de alerta para que a equipe assistencial entenda que o paciente não está em uma situação em conformidade, o que afeta sua segurança e integridade. A tecnologia de Process Mining surge nesse sentido para garantir maior agilidade no entendimento dessas situações, permitindo que a equipe assistencial atue com rapidez para solucionar os problemas do paciente.  

Aliado à tecnologia, esses gatilhos pré-estabelecidos se tornam essenciais nesse cenário, levando maior agilidade à equipe assistencial, que recebe o alerta e consegue observar e atender os casos em tempo real, reduzindo o risco que o paciente corre, já que sua situação será resolvida com agilidade.   

A metodologia IHI Global Trigger contém seis módulos ou agrupamentos de gatilhos. São eles: cuidados, medicações, cirúrgico, tratamento intensivo, perinatal e emergência. Em uma plataforma tecnológica cada gatilho contido nesses módulos é entendido como uma regra de indício sobre algo que não está em conformidade. 

Por exemplo, vamos supor que um paciente necessite de uma transfusão de sangue ou hemoderivados. Mas, de acordo com o problema que ele enfrentava, esse procedimento não está dentro do estimado. Ou seja, nesse ou em outros casos similares a necessidade de uma transfusão deve ser investigada em sua origem. A plataforma de Process Mining faz exatamente isso: além de enviar alertas sobre os gatilhos, mostrando o que não está de acordo, a plataforma ainda descobre a causa raiz do problema em questão.  

global trigger 1

Dentro da solução de Process Mining da UpFlux é possível estabelecer as regras de acordo com o Global Trigger Tool para determinar quais são os possíveis ofensores à segurança do paciente. Com uma implementação simples e rápida, a solução mapeia dados de ERPs e prontuários eletrônicos para entender os processos pelos quais o paciente passa.  

Com o mapeamento feito e os gatilhos estabelecidos, é possível fazer uma visualização do kanban disponível dentro da plataforma, dando ao time assistencial uma visão em tempo real da jornada do paciente, entendendo os fluxos que estão em conformidade com as diretrizes ou não.  

Com uma segmentação simples, em verde o que está de acordo e em vermelho o que não está, o profissional consegue destinar sua atenção às tarefas que realmente requerem sua dedicação e atuar na manutenção do problema.  

Além da visualização dos gatilhos que são indicativos de ofensores à saúde do paciente, é possível também entender a causa raiz do problema em questão, por meio da compreensão e monitoração de toda jornada do paciente. Com o mapeamento de processos é possível compreender o caminho traçado e o desejado de cada fluxo, compreendendo de forma prática os percursos de cada processo para chegar à origem dos problemas.  

Em uma live realizada pelo nosso time falamos sobre como esse processo acontece na prática. Clique no banner e entenda como a criação de modelos de referência acontecem na prática.

Ou seja, com o auxílio da plataforma o hospital tem 100% de transparência sobre os processos, entendendo todos os pontos de falha da jornada e permitindo uma atuação em tempo real para preservar a saúde do usuário. Por meio dessas análises a gestão aumenta a qualidade de seus atendimentos e proporciona um trabalho muito mais produtivo e dedicado aos seus profissionais.

Fale com um especialista

O Global Trigger Tool é uma ferramenta de extrema importância para que os hospitais mantenham o bem-estar do paciente. Para entender de forma aprofundada, na prática e aplicada ao seu negócio, como a plataforma de Process Mining envia alertas e cria gatilhos para aumentar a segurança ao paciente, fale com um especialista da UpFlux e peça uma demonstração da nossa solução. 

New call-to-action
Natalia Hoerlle
Escrito por:
Natalia Hoerlle
Escritora e Product Owner UpFlux. Enfermeira, Pós Graduada em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS e MBA Data Science and Analytics pela USP.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos surge como uma solução, oferecendo uma representação detalhada das {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, tecnologia brasileira pioneira de process mining, anunciou uma nova parceria com {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail