Laboratórios

Process Mining aplicado aos desafios do Biomédico

27 de Novembro de 2020

• Tempo de leitura: 5

Voltar

Atuando a frente de laboratórios, muitas vezes gerindo a qualidade e administrando grandes serviços, a função do biomédico é realizar e monitorar análises clínicas, prezando pelo tempo de atendimento e entrega de laudos, analisando a relação de capacidade instalada e utilizada, entre outros serviços de grande valor no ambiente da medicina diagnóstica.

Com a pandemia do novo corona vírus, a rotina em hospitais e laboratórios de todo o país se tornou mais intensa. Como medida protetiva, foram adotadas novas regras de segurança em diversos locais, como revisão de fluxos de atendimentos, maior número de trocas de EPI’s durante o turno e higienização de uniformes.

Neste cenário que engloba a importância da assertividade e rápida entrega dos resultados laboratoriais, e por outro, maior dificuldade para monitorar os processos, é de suma importância dar relevância as dificuldades do trabalho do biomédico. Neste link você pode conferir o relato da biomédica Pâmela Durigon, que conta seus desafios frente a esse cenário.

Nesse momento, os profissionais que realizam e administram laudos laboratoriais se viram em um impasse: como reduzir o tempo de entrega a partir de um grande volume de solicitações, utilizando sua capacidade de recursos instalados de forma eficiente, reduzindo setups e ao mesmo tempo, evitar variabilidades e retrabalhos no processo?

Os desafios do biomédico

Em nível gerencial, diversas áreas da biomedicina veem implicações no processo de gerenciamento da sua capacidade instalada e utilizada, principalmente na alocação de exames. Nesse contexto, é necessário gerir de forma eficaz os recursos e melhorar a eficiência operacional desses laboratórios a fim de reduzir custos, variabilidades prejudiciais e eliminar retrabalhos.

Em diversos casos, infelizmente os profissionais biomédicos não possuem tempo ou recursos suficientes para gerenciar de forma eficiente os fluxos de diagnóstico, não obtendo a visualização clara dos seus processos e impedindo a melhoria destes.

A partir dessa análise, faz-se necessária a utilização de tecnologias que aprimoram e facilitam o gerenciamento dos processos, evidenciando de forma clara e eficiente indicadores que permitem a melhoria contínua dos fluxos de exames laboratoriais. Pensando nisso, a UpFlux desenvolveu uma solução que permite a monitoração em tempo real dos processos, mapeando automaticamente todas as variabilidades do mesmo fluxo e identificando pontos de gargalos.

Essa monitoração permite a fácil visualização do tempo médio de execução, tempos de espera, tempo de máquina parada e a frequência de realização de cada procedimento, possibilitando a visualização por diversas perspectivas. As que mais se destacam são custos, tempos e volumetria.

Essa visualização se dá a partir de uma rápida integração com o sistema de registro do laboratório, sem ser necessária qualquer alimentação de dados de forma manual. Como é possível visualizar no vídeo abaixo, a solução UpFlux pode apresentar o seguimento real dos processos de diagnóstico, identificando tempos e fluidez entre as etapas.

Fluxo laboratório

Mas na prática, como a Mineração de Processos pode ajudar o trabalho dos biomédicos?

A solução UpFlux para biomédicos

Essa análise da eficiência operacional é possível por conta de uma tecnologia conhecida como Process Mining, ou Mineração de Processos, que pode identificar, monitorar e melhorar processos através do uso de Inteligência Artificial. A solução UpFlux pode auxiliar o profissional biomédico a monitorar cada etapa do processo, desde o recebimento da amostra até a passagem médica. Além de analisar cada etapa, o biomédico pode avaliar a qualidade de todo o processo. Confira abaixo alguns benefícios da plataforma UpFlux:

  • Redução de variabilidade nos processos;
  • Minimização do tempo total de atendimento (TAT);
  • Reconhecimento da relação de capacidade instalada e utilizada;
  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Análise de desempenho entre turnos, dias e equipes;
  • Eliminação de variabilidades prejudiciais;

A técnica Process Mining, quando aplicada com a Inteligência Artificial, identifica pontos de melhoria em seu processo, facilitando a monitoração e gestão, reduzindo tempos e custos. Quer saber mais sobre a plataforma UpFlux? Entre em contato e agende uma demonstração!

Melhore a qualidade e eficiência dos processos hospitalares

Agende agora uma conversa com um dos nossos consultores gratuitamente e descubra como a UpFlux Process Mining pode melhorar a eficiência de processos assistenciais e de apoio.


Outras Postagens