Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

5 motivos para utilizar mineração de processos na coordenação de cuidados

mineracao de processos na saude
Natalia Hoerlle
Selecione o tópico

A coordenação de cuidados é um conceito simples de ser entendido, mas complexo de ser implementado nos serviços de saúde, e de extrema importância para que o paciente tenha o melhor desfecho possível do seu caso.

Pense só em um paciente que está internado em uma unidade de saúde, teve uma complicação ou mudança no rumo do seu caso, mas quando chega para ser atendido por outro profissional, o responsável pelo atendimento não tem a mínima ideia do que está acontecendo. 

Em um cenário ideal, os profissionais devem conhecer o histórico do usuário do sistema de saúde, acompanhar a evolução da jornada do paciente e fazer os encaminhamentos necessários. Mas isso nem sempre é assim. 

Nesse texto vamos falar sobre a importância da coordenação de cuidados e como esse conceito pode ser melhor trabalhado nas instituições de saúde com auxílio da mineração de processos. Acompanhe no decorrer do texto!

Coordenação de cuidados X cuidado fragmentado

A coordenação de cuidados permite que o usuário do sistema de saúde tenha um acompanhamento muito mais próximo da sua jornada, ao contrário do que seria considerado um cuidado fragmentado. Algumas situações rotineiras das instituições de saúde possibilitam entender a gravidade de um cuidado feito de maneira segmentada, como por exemplo: uma interação medicamentosa que pode gerar problemas a partir de prescrições diferentes dos profissionais médicos; ou em casos comuns de reinternação onde o profissional não sabia sobre o histórico do paciente e acabou dando alta acreditando que o problema tivesse sido resolvido.

Uma dor de cabeça, por exemplo, pode ser o sintoma de diversas doenças, mas como um profissional pode saber se isso é um problema simples ou um caso que deve ser tratado com maior cuidado e análise? A coordenação de cuidados feita a partir da análise de histórico e da jornada do paciente permite que os profissionais entendam todos os cenários pelos quais o paciente já transitou, compreendendo suas variabilidades, com histórico do uso de medicamentos, informações sobre impossibilidades do seu quadro, caminhos que não devem ser trilhados, ou ainda de possibilidades para o seu tratamento.

Esse tipo de análise oferece um serviço mais adequado de acordo com as necessidades do paciente, fazendo com que a sua segurança seja garantida, e também que o profissional tenha um acesso mais qualificado às informações, ganhando produtividade no dia a dia do seu trabalho.

Em um mundo ideal, o paciente consultaria com um único profissional, que resolveria todos os seus problemas e como uma máquina teria em sua cabeça todas as informações sobre interações medicamentosas, tratamentos passados, diagnósticos e desfechos, etc. Mas este é um cenário utópico. É muito difícil precisar de apenas um profissional a vida toda e ainda mais contar que ele tenha uma memória tão boa que irá garantir o melhor resultado no seu caso ao longo da vida. 

Seres humanos são falhos, e isso é perfeitamente normal. Por isso, contar com o auxílio da tecnologia de mineração de processos se faz tão importante nesse contexto. Existem muitos benefícios de aplicar a mineração de processos na coordenação de cuidados falaremos sobre isso no tópico a seguir.

Benefícios da mineração de processos na coordenação de cuidados

A coordenação de cuidados visa atender as necessidades dos pacientes nos serviços de saúde. Com isso, traz benefícios que garantem a segurança e experiência do paciente, prestando um serviço de maior qualidade. A mineração de processos consegue aumentar a visibilidade dos profissionais sobre as etapas do tratamento, fazendo com que eles ganhem uma visão 360º sobre a jornada do paciente, garantindo otimizações como a diminuição de procedimentos desnecessários, melhor comunicação entre as equipes, cuidado centrado no paciente e uma assistência pensada para a prevenção. 

A partir disso, podemos destacar 5 motivos para você adotar a mineração de processos na coordenação de cuidados. São eles: 

  1. Mantém os profissionais na mesma página

A plataforma de mineração de processos da UpFlux permite uma visualização com 100% de transparência sobre a jornada do paciente. Essa visão mais ampla dos processos permite que a sua equipe se mantenha alinhada sobre o que acontece durante a passagem do usuário pelo sistema de saúde, garantindo que ele tenha os cuidados necessários, de acordo com seu diagnóstico. 

  1. Eleva a segurança do paciente 

Com um melhor entendimento sobre as etapas, os profissionais conseguem visualizar o que realmente é necessário em cada caso e solicitar apenas procedimentos que realmente estão de acordo com o possível diagnóstico do paciente. Isso pode fazer com que o atendimento seja mais ágil e efetivo, reduzindo o tempo de permanência do paciente dentro da instituição e, consequentemente, reduzindo as chances de uma infecção hospitalar. 

  1. Reduz casos de reinternações 

Com a averiguação mais coordenada sobre as etapas da jornada do paciente, a chance de erros reduz e permite que o profissional dê ao paciente o tratamento mais adequado para o seu caso. Isso, no final das contas, reduz o número de reinternações, fazendo com que o usuário tenha o desfecho mais correto do seu atendimento hospitalar. 

  1. Garante uma assistência centrada no paciente

A análise da jornada do paciente garante que o que realmente é valorizado pelo paciente seja colocado como prioridade: sua segurança, experiência e seu tempo. Isso coloca ele no centro de todo o atendimento e faz com que partam das informações geradas pelo seu atendimento, toda a régua de ações que guiará o time assistencial. 

Ou seja, a tomada de decisão dos profissionais parte daquilo que é realmente mais adequado e vantajoso para o paciente, proporcionando um cuidado muito mais valoroso. Além disso, esse cuidado se torna muito proativo, fazendo com que as equipes entendam e prevejam casos em que o paciente pode desviar na sua jornada, realizando ações para corrigir esses erros

  1. Melhora a gestão de custos 

A redução de reinternações por falhas, o conhecimento de desvios da jornada do paciente, a diminuição dos ruídos de comunicação e a redução do tempo de permanência dos usuários, além de otimizar a coordenação de cuidados, ainda promovem uma redução de custos às instituições. Ou seja, ao final do dia, com a organização dos fluxos com auxílio da mineração de processos, as organizações conseguem ajustar etapas e possíveis gargalos para melhorar sua gestão de custos. 

coordenação-de-cuidados

A coordenação de cuidados na prática

A coordenação de cuidados engloba diversos serviços que são sincronizados para garantir o melhor atendimento ao paciente. Independentemente de qual setor os serviços sejam prestados, eles precisam estar em harmonia para chegar a este objetivo. Por isso, a criação de uma rede integrada é uma maneira de garantir que o tratamento do paciente seja contínuo, atendendo às suas expectativas. 

A mineração de processos, nesse sentido, auxilia no gerenciamento da jornada de forma muito mais apurada, baseando a tomada de decisão em dados. A partir da visualização ponta a ponta da jornada do paciente, a equipe operacional consegue ver, de forma simplificada, quais exames já foram feitos, quais estão em atraso, que medicamentos o paciente utiliza e quais ele não deve utilizar, ou outras informações relevantes, obtidas a partir da integração entre a plataforma em prontuário eletrônico, por exemplo.

Nesse contexto também é possível criar modelos de referência para que o profissional receba alertas sempre que acontecer desvios na jornada do paciente, permitindo que a equipe faça ajustes em tempo real para evitar que maiores problemas ocorram durante o cuidado. Essa visualização é possível a partir de um kanban intuitivo, onde os profissionais visualizam em verde os processos em conformidade, e em vermelho os que requerem alguma atenção.

Julio Gouvêa, da Unimed Campo Grande, falou sobre a importância da plataforma de mineração de processos durante sua fala no Process Mining Day: Saúde em Foco. Confira o vídeo.

Para saber como melhorar a análise da jornada do paciente para otimizar a coordenação de cuidados da sua instituição, fale agora com um especialista da UpFlux.

New call-to-action
Natalia Hoerlle
Escrito por:
Natalia Hoerlle
Escritora e Product Owner UpFlux. Enfermeira, Pós Graduada em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS e MBA Data Science and Analytics pela USP.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail