Centros Oncológicos

Cirurgia oncológica: como melhorar seus resultados com Process Mining

20 de Maio de 2022

• Tempo de leitura: 10min

Voltar

O paciente com câncer pode passar por diversos tratamentos: quimioterapia, radioterapia, cuidados paliativos e, entre tantos outros, a cirurgia oncológica. O procedimento cirúrgico tem um papel essencial na busca da cura de um câncer, sendo esse um método eficaz no tratamento. 

A cirurgia oncológica, nesse sentido, serve como tratamento, mas também como uma forma de chegar ao diagnóstico e à prevenção de alguns tipos de câncer. Mas para que esse procedimento seja feito da melhor maneira, contar com a inteligência de processos para reduzir o tempo até o início do tratamento faz toda a diferença. 

Nesse texto falaremos sobre quais casos a cirurgia oncológica é mais indicada, como é possível melhorar a experiência do paciente em um período tão sensível da sua vida e como é melhorar os resultados desse procedimento com o uso de Process Mining. Continue a leitura! 

UpFlux

Quando a cirurgia oncológica é indicada? 

Como falamos, a cirurgia oncológica pode ocorrer em diversos momentos durante o tratamento do câncer, inclusive sendo essa uma forma de prevenção. Abaixo vamos explicar por tópicos algumas das indicações desse tipo de procedimento. 

  • Prevenção: Antes mesmo de um diagnóstico concreto, existe a possibilidade de que alguns tecidos se tornem cancerígenos e, em decorrência de hereditariedade ou outros fatores, o paciente venha a desenvolver um câncer. Por isso, nesses casos, a cirurgia oncológica pode acontecer. 
  • Diagnóstico: A biópsia é uma cirurgia oncológica que detecta o câncer e a partir da retirada de uma amostra do tecido sob suspeita que vai para análise laboratorial. 
  • Remoção do tumor: Essa é uma das principais funções da cirurgia oncológica, onde se retira de forma total ou parcial o tumor. Esse procedimento geralmente acontece combinado com tratamentos de quimioterapia ou radioterapia. 
  • Reconstrução: Reconstruir a aparência da área mutilada pelo tratamento oncológico, ou ainda a recuperação da função de algum órgão, osso, etc. 
  • Suporte: Cirurgia de inserção de cateter ou algum outro procedimento que facilite o tratamento do paciente durante esse período.  
  • Cuidado Paliativo: Cirurgia que alivie algum sintoma da doença, permitindo que o paciente tenha maior qualidade de vida no estágio final da sua doença. 
cirurgia oncológica com auxílio de process mining

A importância de analisar o momento do paciente 

O tratamento oncológico se caracteriza por ser um período complexo e sensível, que mexe muito com as emoções do paciente. O apoio do time assistencial, nesse momento, faz toda a diferença no processo de cura do paciente, melhorando sua experiência com a instituição e fazendo com que ele tenha uma maior adesão ao tratamento. 

Por isso, fazer um acompanhamento oncológico mais próximo do paciente e guiado pela tecnologia se torna uma medida eficiente dentro dos hospitais. Isso porque, além de aumentar a vigilância sobre o caso, as equipes assistenciais ainda não precisam despender um tempo descomunal do seu trabalho diário para garantir o melhor cuidado ao paciente. 

Ou seja, com a ajuda de soluções tecnológicas como Process Mining o profissional consegue promover um atendimento mais ágil e efetivo, o que melhora a experiência do paciente em um momento sensível, e também consegue acompanhar com maior precisão pontos de necessidade do seu caso, como a necessidade de uma cirurgia oncológica, outros tipos de intervenção, a reincidência de casos e, até mesmo, o controle do tempo para um tratamento mais adequado. 

Process Mining no auxílio à cirurgia oncológica 

A tecnologia de Process Mining aparece dentro do tratamento de câncer como um suporte para melhorar processos e reduzir o tempo de espera de um paciente até sua cirurgia. Além disso, essa tecnologia permite que as equipes assistenciais tenham um olhar mais apurado sobre o caso do paciente, analisando a sua jornada e garantindo que o tratamento seja cumprido com êxito, do início ao fim. 

Por esse motivo, a tecnologia de Process Mining se estrutura em três pilares: descoberta, análise de conformidade e melhoria contínua. Na prática, durante o tratamento oncológico, isso significa identificar problemas reais nos processos e fazer otimizações em tempo real. No caso da cirurgia oncológica, isso pode significar a identificação de erros que evidenciem a necessidade de uma intervenção, ou ainda a redução do tempo até o procedimento que já foi marcado e entendido como necessário. 

Para que Process Mining consiga fazer o mapeamento desses processos, primeiro os hospitais e centros oncológicos precisam contar com ERPs, CRMs ou Prontuários Eletrônicos para a extração dos dados que irão evidenciar os gargalos, desvios e inconformidades na jornada do paciente oncológico

gestão do tempo na cirurgia oncológica

A criação de modelos de referência

A criação de modelos de referência dentro da solução UpFlux são cruciais no entendimento dos profissionais sobre as conformidades e inconformidades da jornada do paciente oncológico. De forma resumida, a plataforma da UpFlux permite que metodologias como o Global Trigger Tool do Institute for Healthcare Improvement (IHI) sejam replicadas dentro da plataforma como gatilhos para que o time assistencial receba alertas sempre que algum paciente sair da jornada ideal estabelecida para ele. 

Assim, a partir do mapeamento dos dados que a instituição já possui, e com a criação dos modelos de referência, o profissional consegue visualizar a jornada do paciente dentro do kanban disponível na plataforma, dando ao time assistencial uma visão em tempo real, ponta a ponta, entendendo se os processos estão ou não em conformidade, vendo em verde o que está de acordo, e em vermelho o que não está.

No caso específico da cirurgia oncológica, Process Mining pode atuar na redução do tempo elevado de espera do diagnóstico ao início do tratamento, fazendo com que as etapas entre a biopsia e o início do tratamento sejam mais bem coordenadas para que o tempo reduza e o paciente possa, enfim, tratar seu problema. Com a melhoria desses fluxos a instituição acaba também aumentando o número de cirurgias oncológicas. 

Além disso, muitas instituições têm problemas no desconhecimento do tempo de autorização de cirurgia por parte do convênio. A solução de Process Mining auxilia na automação das etapas, reduzindo o tempo até a autorização do procedimento e também de possíveis glosas.

Entre outros pontos, Process Mining também colabora no tratamento oncológico com:   

  • redução do tempo de realização de exames; 
  • redução de desperdícios de recursos pelo não entendimento da variabilidade entre os procedimentos; 
  • controle da toxicidade e não cumprimento dos protocolos de atendimento;
  • melhoria da baixa adesão dos pacientes ao tratamento. 

Ao final do dia, isso resulta em uma melhor experiência dos pacientes, maior conversão nos centros oncológicos, redução de tempo e custos assistenciais, aumento das cirurgias oncológicas realizadas, já que os fluxos estarão mais bem alinhados, entre outros pontos. Para saber como aplicar nossa solução no seu hospital ou centro oncológico, fale agora com um especialista da UpFlux e agende uma demonstração.

New call-to-action


Postagens Relacionadas