Hospitais e Clínicas

Análise SWOT em hospitais privados: por que adotar essa matriz?

23 de Fevereiro de 2022

• Tempo de leitura:

Voltar

A análise SWOT, ou FOFA, é um estudo sobre pontos estratégicos de uma empresa que avalia suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa matriz analisa cenários e permite que a gestão direcione esforços e implemente planos de ação para a melhoria contínua. A análise SWOT é, portanto, um importante mecanismo para auxiliar na tomada de decisão dentro das organizações.  

Nesse sentido, percebe-se a importância da análise SWOT em hospitais privados. Com a necessidade de um planejamento estratégico que vise a melhor qualidade do atendimento e a experiência do paciente, ao mesmo tempo em que otimiza a sustentabilidade financeira, ações organizadas para aprimorar o cenário da instituição são sempre bem-vindas. 

A seguir vamos explicar sobre essa matriz, suas dificuldades, alguns motivos para aplicá-la aos negócios e porque a análise SWOT em hospitais privados é tão importante. Continue sua leitura!  

O que é análise SWOT (FOFA)? 

A análise SWOT vem da junção das iniciais em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por isso, em português, a análise também é conhecida como FOFA. A função principal da ferramenta é avaliar impactos internos e externos das empresas, e encontrar caminhos possíveis para estabelecer um planejamento estratégico e crescer no mercado onde atua.  

Análise swot em hospitais privados

No ambiente interno, como é possível ver na imagem, a análise SWOT identifica as forças e fraquezas. Essa análise é feita pensando em todos os recursos que englobam as empresas, nesse caso os hospitais privados, desde estrutura, passando pelo time assistencial, até a gestão. 

 
A partir disso, a análise SWOT em hospitais privados identifica, no ambiente externo, o que pode ser uma ameaça, potencializada pelas fraquezas listadas, bem como o que pode ser uma oportunidade, uma consequência daquilo que é determinado como uma força da instituição. 

A análise SWOT em hospitais privados pode ser aplicada em qualquer cenário, desde que esse hospital tenha um bom tempo de atuação no mercado. Isso porque, quanto maior o número de informações em cada quadrante, mais efetiva será a análise. Assim é possível criar um plano de ação com atividades específicas. Com isso, as instituições de saúde conseguem identificar:  

  • As possíveis ameaças que a instituição enfrenta, podendo se preparar para possíveis acontecimentos futuros;  
  • Oportunidades de mercado que podem ser exploradas ao longo do tempo;  
  • O que pode ser melhorado dentro da instituição, fazendo um reconhecimento de cenário;  
  • Os diferentes aspectos da concorrência;  
  • Informações para ter mais segurança na tomada de decisões; 
  • Fatores que fortalecem a cultura e os pontos positivos do negócio. 

Matriz SWOT para fazer o planejamento estratégico 

No planejamento estratégico de hospitais privados, contar com a análise SWOT faz todo sentido e é indispensável. Isso permite que a organização especifique seu plano de ação com metas gerais e específicas. Vamos exemplificar em um cenário: imagine que a principal força do seu hospital seja uma ótima experiência do paciente. A fraqueza está no alto tempo de permanência. Sua principal oportunidade está em se tornar referência em um tipo específico de atendimento. E sua principal ameaça são os hospitais privados da região que utilizam de tecnologia para controlar seus processos.  

Ao validar estrategicamente esses pontos por meio de uma análise SWOT, o hospital privado consegue estabelecer seu planejamento estratégico visando a melhoria desses pontos. Assim, pode também planejar a automação de processos, organizar rotinas para reduzir o tempo de permanência dos pacientes, utilizar dessa situação para melhorar ainda mais seu NPS e a taxa de satisfação dos pacientes, entre outros pontos.  

Definir quais os pontos de atenção em cada um dos quadrantes pode ser um dos principais desafios de fazer uma análise SWOT em hospitais privados, já que existem centenas de aspectos que podem influenciar nas decisões. No entanto, criar mecanismos para chegar a um consenso e estabelecer essa matriz traz benefícios incalculáveis. Mostraremos abaixo como aplicá-la.  

Como aplicar a análise SWOT em hospitais privados 

Como o próprio nome já diz, a análise SWOT depende muito do empenho analítico da equipe que irá gerenciar esse projeto. Nesse sentido, avaliar de maneira aprofundada as áreas de atuação, observar a concorrência e documentar todos os processos são etapas cruciais e que determinam o bom desempenho do trabalho realizado.  

Depois que esse primeiro passo estiver estabelecido, aí sim você tem subsídios o suficiente para começar sua matriz. Para isso, é preciso que o time em questão coloque em prática as seguintes ações:  

  1. Faça uma reunião de alinhamento com um time estratégico. Reúna pessoas envolvidas em diferentes processos, que tenham acesso a dados e informações de diferentes cenários da instituição para direcionar de forma eficaz essa análise SWOT em hospitais privados.  
  1. Verifique seu cenário interno e seja realista. Avalie aspectos como localização, tempo de mercado, reputação, atendimento, recursos humanos e financeiros, comunicação, operação, estrutura e matéria-prima.  
  1. Faça uma análise das maiores vantagens e maiores desvantagens do seu hospital privado em relação aos concorrentes. Avalie o que eles fazem melhor do que você, o que você faz melhor do que eles e estude quais contextos internos e externos explicam cada ponto.  
  1. Identifique no mercado possíveis ameaças e oportunidades. Observe como se comportam outras instituições de saúde e como elas atuam. Pense no futuro do seu hospital privado e considere o que encontrou para fazer seu planejamento estratégico.  
  1. Depois de documentar todos os pontos importantes, monte sua matriz. Seja objetivo nas informações que você acha relevante. Evite listas longas e organize por ordem de relevância.  
  1. Avalie a viabilidade do que está fazendo. Suas ideias estabelecidas na análise SWOT são compatíveis com a realidade do seu hospital privado? Tenha sempre em mente essa questão. 
  1. Faça a última análise. Com todos os quadrantes em mãos as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas estabelecidas, é hora de cruzar informações e transformá-las em estratégias de ação do seu hospital.  

Quando sua análise chegar ao fim você verá que muitas informações se complementam e respondem perguntas que até então não tinham respostas: Quais pontos fortes podem ser potencializados se adequar às oportunidades encontradas? Quais pontos fortes podem minimizar o impacto das ameaças? Como corrigir os pontos fracos para aproveitar oportunidades? Quais pontos fracos podem ser corrigidos para reduzir o efeito das ameaças?

Com certeza a análise SWOT em hospitais privados faz toda a diferença no planejamento estratégico das instituições, garantindo o melhor funcionamento operacional e proporcionando mais qualidade no atendimento aos pacientes. O mapeamento de processos pode ser uma alternativa inteligente para entender onde estão possíveis pontos de erros e fraquezas da sua instituição. Acesse nossa página de soluções e saiba como esse processo funciona na prática.  


Postagens Relacionadas