Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

Análise de dados: porque sua organização deve começar esse processo hoje

analise de dados
Alex Meincheim
Selecione o tópico

Transformar dados em conhecimento ajuda empresas a alcançarem seus propósitos como negócio. Esse é um dos principais papéis da transformação digital na atualidade: permitir que organizações cheguem a patamares ainda mais altos utilizando inteligência de dados para obtenção de informação e insights valiosos que ajudarão a alcançar a excelência operacional. 

A análise de dados tem justamente esse papel. Como muitos dizem por aí, os dados são o novo petróleo. Isso significa que analisar, tratar e usar dados corretamente, dando a importância que eles têm de fato, se torna uma ferramenta poderosa, possibilitando uma tomada de decisão muito mais acertada e coerente.  

Centenas de instituições acreditam que a revolução tecnológica ainda vai acontecer e não se dão conta de que seus processos estão defasados ao manterem esse pensamento. Uma pesquisa recente revelou que apenas 19% das empresas brasileiras têm equipes 100% guiadas por dados.  

Fazer uso de dados para guiar negócios deixou de ser um diferencial para se tornar essencial na sobrevivência das empresas em qualquer setor. Nesse texto vamos falar sobre como a análise de dados transforma o processo de decisão dentro das empresas e como estratégias guiadas por dados agregam valor às instituições de diferentes ramos. Vamos lá? 

New call-to-action

Análise de dados: por que ter uma estratégia data-driven? 

Uma decisão baseada em dados permite um impacto positivo na qualidade de trabalho dos profissionais de qualquer instituição. Mas por que as empresas ainda relutam tanto em adotar a análise de dados em seus processos? O pensamento muitas vezes ultrapassado de muitos gestores acaba não permitindo uma evolução tecnológica dentro das empresas.  

Esse tipo de situação acaba gerando decisões tomadas por intuição ou achismos, sem embasamento naquilo que realmente é concreto: os dados. E, seguindo esses moldes, muitas empresas acabam correndo o risco de serem extintas por não se adequarem aos novos métodos do mercado em que estão inseridas.  

A análise de dados, em contrapartida, tem trazido resultados positivos, transformando dados em conhecimento e reduzindo o risco de erros humanos com avaliações manuais. Isso, sem dúvidas, traz benefícios:  

  • Melhora a produtividade das equipes, pois permite uma análise muito mais ágil;  
  • Reduz o custo operacional nas instituições, já que as decisões são tomadas com muito mais precisão e certeza, reduzindo o número de retrabalhos;  
  • Permite a análise de resultados de forma contínua;  
  • Permite o melhor aproveitamento das informações coletadas;  
  • Garante um entendimento maior sobre as demandas de clientes, profissionais e fornecedores;   
  • E otimiza a visão da organização sobre sua situação no mercado.  

Entender a importância do processo de análise de dados é entender a importância da tecnologia na sobrevivência e competitividade dos negócios. E o momento atual é ideal para iniciar estratégias nesse sentido. Isso porque a carga de dados gerados atualmente é enorme, e isso permite um aprofundamento das estratégias de marketing, vendas, finanças, além de permitir um conhecimento muito maior sobre diversas etapas mais subjetivas dentro da organização. 

Além disso, os dados gerados também permitem a compreensão do comportamento físico e digital de usuários de diversos serviços, como navegadores de plataformas, clientes de instituições financeiras e a jornada de pacientes em hospitais.  

Isso significa que ter uma gestão baseada em dados permite ter uma maior perspectiva em relação a realidade de sua operação e ao futuro dos negócios, entendendo cada setor e tomando decisões que foram baseadas em informações extraídas de dados concretos. 

New call-to-action

Dificuldades da análise de dados

Além da resistência de muitos gestores, como citamos anteriormente, outras dificuldades podem ser sentidas antes que a empresa adote a análise de dados como parte da sua gestão. Um desses problemas, e talvez o primeiro, seja o não conhecimento de muitos gestores sobre as possibilidades da transformação digital e das novas soluções. 

Por manterem seu foco em outras ações essenciais no dia a dia das instituições, muitos líderes não entendem profundamente que soluções digitais podem ajudar sua equipe em determinada tarefa e como a análise de dados pode transformar a realidade de um setor, dando maior autonomia às equipes e automatizando tarefas repetitivas e mecânicas, que consomem o dia a dia dos colaboradores. Um exemplo disso é a automação da auditoria de contas médicas para operadoras de planos de saúde.  

Além disso, em muitas empresas a falta de profissionais especializados para fazer a análise de dados, bem como seu tratamento, acaba se tornando um desafio. Ter dados de milhares de pessoas e casos em mãos não se trata apenas de visualizar painéis e gráficos, mas também garantir que o uso dessas informações tenha destino certo e que a privacidade dos usuários seja mantida, conforme determina a LGPD.  

analise de dados 1

Process Mining como solução para análise de dados

Ter dados em mãos não é suficiente para tomar boas decisões. A análise de dados se justifica justamente por seu caráter analítico, interpretando informações que muitas vezes podem passar despercebidas ao olhar humano. Um compilado de dados pode ser inútil se for apenas um amontoado de informações, mas com o tratamento certo se transforma em conhecimento e estratégia de negócio. 

A ferramenta da UpFlux Process Mining, diferentemente de Business Intelligence, possui uma inteligência inovadora para avaliar os dados extraídos dos sistemas de informação que os clientes usam para, além de disponibilizar painéis indicativos, também gerar insights e permitir uma análise de dados descritiva.  

A análise descritiva compreende padrões que podem ser mapeados. A partir de dados, retirados de plataforma que instituição já utiliza, a plataforma faz uma leitura e mapeia esses padrões, fazendo com que a gestão possa entender esses dados e tomar decisões mais acertadas.  

Dessa maneira o cliente consegue visualizar o status atual dos seus processos, fazendo uma análise de dados de maneira simplificada, obtendo percepções da plataforma sobre o que pode estar acontecendo no seu negócio em tempo real. 

Essa análise descritiva é feita com acompanhamento constante, a todo momento, analisando o nível de eficiência e qualidade da sua operação, para encontrar oportunidades de melhoria e direcionar planos de ação. 

Por meio de uma plataforma interativa e altamente intuitiva, os profissionais podem visualizar facilmente o mapa dos processos existentes dentro da organização, os gargalos e desvios nas jornadas que são essenciais no dia a dia da instituição, bem como painéis explicativos com dados quantitativos referentes às regras criadas pela organização.

Para conquistar resultados semelhantes com o uso de inteligência na análise de dados, defina seus objetivos que devem ser analisados, crie indicadores que façam sentido para o seu negócio e conte com ferramentas que proporcionem o melhor suporte e entendimento sobre as informações que você coleta diariamente. 

Lembre-se: dados são o novo petróleo, desperdiçar informações nesse novo século é como jogar dinheiro fora. Para saber como podemos ajudar na análise de dados, fale com um especialista da UpFlux.  

New call-to-action
Alex Meincheim
Escrito por:
Alex Meincheim
CEO e Co-Fundador da UpFlux. Mestre em Informática Aplicada. Possui experiência nas áreas de Process mining. Tecnologia Aplicada na Saúde, Ciências de Computação e Inteligência Artificial. Comprometido em promover a eficiência nos processos de empresas em diversos setores.
WEBINAR

Process Mining Na Prática

Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
IndústriasIndústrias
79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
IndústriasIndústrias
Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
NotíciasNotícias
Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
Back-OfficeBack-Office
FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
IndústriasIndústrias
Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
NotíciasNotícias
A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail