Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

6 protocolos de segurança do paciente: o que representa cada um deles?

two surgeons washing their hands scaled 1
Natalia Hoerlle
Selecione o tópico

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Joint Commission International (JCI), determinou regras de conduta que estabelecem parâmetros para assegurar a segurança do paciente nos serviços de saúde: os 6 protocolos de segurança do paciente.

Segundo os dados do Observatório 2020 da ANAHP, nos 122 hospitais membros, foram realizadas exatas 1.926.716 cirurgias em 2019. Já dados do SUS do mesmo ano mostram que 2.668.265 procedimentos eletivos foram realizados. Somados, são mais de 4,5 milhões de procedimentos eletivos só no ano de 2019. 

New call-to-action

Os dados da pesquisa mostram uma mortalidade operatória geral de 0,30% e taxa de infecções em cirurgia limpa de 0,46%. A ocorrência de eventos adversos devido à assistência insegura é provavelmente uma das 10 principais causas de morte e invalidez no mundo. Estes números são indicadores hospitalares que mostram a importância da conscientização a respeito desses 6 protocolos de segurança do paciente.

Diante de números como esses, os 6 protocolos básicos de segurança do paciente guiam a prática cirúrgica e visam garantir o seguimento correto do protocolo de atendimento. Veja abaixo quais são essas metas.

6 protocolos de segurança do paciente

cirurgia segura 1
  • Identificar de forma correta o paciente;Melhorar a comunicação entre as equipes;
  • Melhorar a segurança sobre os medicamentos de alta vigilância;
  • Assegurar que as cirurgias serão feitas no local de intervenção correto, no procedimento correto e com o paciente correto;
  • Higienizar as mãos para reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde;
  • Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas;
  • O que representa cada protocolo de segurança do paciente

    Identificar o paciente corretamente

    Tudo começa na identificação do paciente, com seu nome e data de nascimento. Esses são os dados básicos para a identificação correta. Esse processo visa evitar que o paciente errado seja medicado ou passe por um procedimento sem necessidade, gerando complicações graves. Essa meta também impacta na experiência do paciente, pois permite que ele não precise repetir constantemente sobre seu quadro clínico e informações pessoais. 

    Eficácia da Comunicação

    A comunicação é a base de um bom tratamento. É a partir desse entendimento entre médico e paciente, através da comunicação, que o especialista poderá entender as queixas, sintomas e todo processo da doença do paciente. A comunicação entre a equipe também é essencial, já que toda operação deve ser entendida de forma clara e objetiva, avaliando todos os pontos e dados do processo de atendimento. 

    Segurança dos medicamentos de alta vigilância

    Evitar erros na hora de utilizar medicamentos é um dos pontos essenciais na segurança do paciente. Esse tipo de erro pode ter consequências graves e ser uma ameaça à vida de quem necessita de cuidados. Por padrão, deve-se seguir alguns pontos: paciente certo, medicamento certo, dose certa, via de administração certa e horário certo.  Além disso, é necessário entender questões como alergias, interações medicamentosas, idade, peso, etc. 

    New call-to-action

    Protocolo de Cirurgia Segura

    O protocolo de cirurgia segura é uma checagem no mapa cirúrgico, essencial para avaliar todo o processo e evitar riscos, antes, durante e depois do procedimento. Fazer a marcação do local da cirurgia, ter acesso a equipamentos necessários e confirmar se todos os materiais necessários estão disponíveis são ações básicas desse protocolo. Esse tipo de conduta gera tranquilidade ao paciente e confiança ao profissional que irá executar o trabalho.  

    Reduzir o risco de infecções

    O risco de contaminação em procedimentos é um dos grandes desafios das instituições de saúde. Para reduzir os problemas ligados a isso as organizações tomam um cuidado simples que pode salvar vidas: a higienização adequada das mãos. São essenciais nesse ponto: lavar as mãos antes de tocar no paciente, antes de realizar um procedimento cirúrgico, após contato com fluidos corporais e após contato com roupas de cama, móveis ou outros objetos utilizados por ele.  

    6 protocolos de seguranca do paciente 2

    Reduzir o risco de quedas

    Uma queda durante o atendimento pode ter consequências graves. Por esse motivo é feita a classificação do risco de queda: idade avançada, doenças ou medicamentos que afetam a mobilidade. A partir disso o hospital oferece móveis, barras de apoio ou outras adaptações para que o paciente reduza as chances de sofrer um acidente.  

    O que diz a quarta meta? Por dentro da cirurgia segura

    Um dos 6 protocolos básicos de segurança do paciente é a cirurgia segura. A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde.

    Outro importante projeto é o ACERTO (Aceleração da Recuperação Total pós-operatória). Neste protocolo diversos cuidados orientados por evidências clínicas são implementados para segurança e eficiência dos cuidados. No estudo “Cuidados perioperatórios em cirurgia bariátrica no contexto do projeto ACERTO: realidade e o imaginário de cirurgiões em um hospital de Cuiabá” são avaliados os cuidados perioperatórios em cirurgia bariátrica.

    O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento e o grau de recomendação de cirurgiões em cirurgia bariátrica quanto aos cuidados orientados pelo projeto ACERTO, garantindo a Cirurgia Segura.

    New call-to-action

    Dentre os cuidados analisados, foram apontados: jejum pré-operatório, realimentação precoce, hidratação venosa perioperatória, antibioticoprofilaxia, uso de sondas e drenos, analgesia e profilaxia de náuseas e vômitos. Em resumo, foi possível avaliar o imaginário x realidade das melhores práticas assistenciais para a cirurgia bariátrica entre 07 cirurgiões e 200 prontuários analisados.

    A conclusão foi que o projeto ACERTO para pacientes de cirurgia bariátrica foi bem praticado pelos cirurgiões, entregando segurança e eficiência aos cuidados. No entanto, como manter o monitoramento e o aprimoramento dos resultados de forma contínua a partir dos marcadores da meta de cirurgia segura e do protocolo ACERTO?

    Leia o conteúdo especial que produzimos sobre esse tema.

    Como avaliar o desempenho do protocolo de Cirurgia Segura?

    A mineração de processos é uma tecnologia que permite o mapeamento automático, controle e a implementação de melhoria contínua. Reconhecimento de padrões, eliminação de desperdícios e redução de variabilidade são alguns dos resultados alcançados por meio da mineração de processos.

    A tecnologia da UpFlux é a solução de mineração de processos somada à inteligência artificial centrada em serviços de saúde. Plataforma analítica facilmente integrada a qualquer sistema de registro em saúde que permite a extração simples e ágil de todos os dados de forma organizada para aprimoramento do conhecimento e tomada de decisão.

    Estruturada a partir de um time transdisciplinar formado  por médicos, cientistas de dados, enfermeiros e outros profissionais aptos e comprometidos com a qualidade e eficiência dos cuidados em saúde, a UpFlux segue os mais rígidos protocolos de segurança da informação e todos os princípios da LGPD aplicados a segurança dos dados.

    Garanta a segurança do paciente com uso de dados e tecnologia

    Baixe o infográfico e entenda como a transformação digital está colaborando para melhorar a qualidade do cuidado, identificando oportunidades para mitigar riscos
    New call-to-action
    Natalia Hoerlle
    Escrito por:
    Natalia Hoerlle
    Escritora e Product Owner UpFlux. Enfermeira, Pós Graduada em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS e MBA Data Science and Analytics pela USP.
    WEBINAR

    Process Mining Na Prática

    Veja na prática como é possível desbloquear o poder da sua operação com process mining.

    shadow

    Artigos relacionados

    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Simples e flexível. É assim que o Kanban se destaca entre os métodos ágeis. {...}
    IndústriasIndústrias
    79% das empresas líderes utilizam o Strategic Sourcing. A metodologia tem beneficiado a área {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Uma pesquisa recente da McKinsey revelou que 70% das indústrias usam ou planejam {...}
    IndústriasIndústrias
    Ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos se tornou uma vantagem competitiva das {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    A eficiência e inovação são buscas contínuas de gestores de qualquer setor e {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    O mapeamento de processos surge como uma solução, oferecendo uma representação detalhada das {...}
    NotíciasNotícias
    Otimizar processos é uma prioridade. O ritmo frenético do mercado exige respostas rápidas, {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    O Estudo de Capital de Giro 22/23, realizado pela PwC, trouxe à tona {...}
    Back-OfficeBack-Office
    FP&A é a abreviação de "Financial Planning & Analysis", que significa planejamento e {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Ao longo de nossos artigos anteriores, viemos explorando os caminhos para a excelência {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Um estudo realizado pela Deloitte, o CFO Survey 2022, mostrou que as iniciativas {...}
    IndústriasIndústrias
    Imagine que sua mesa do seu escritório está toda bagunçada e você precisa {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    A análise de processos é uma técnica utilizada para entender e melhorar o {...}
    SaúdeSaúde
    Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
    Gestão de ProcessosGestão de Processos
    Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
    IndústriasIndústrias
    De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
    SaúdeSaúde
    A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
    NotíciasNotícias
    A UpFlux, pioneira brasileira em process mining, tem o prazer de anunciar uma {...}
    NotíciasNotícias
    A UpFlux, tecnologia brasileira pioneira de process mining, anunciou uma nova parceria com {...}

    Receba nossas postagens
    no seu e-mail